Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
CRIS DIAS

Apresentadora da Band se revolta com machismo no futebol: “Patriarcal”

Imagem com foto da jornalista Cris Dias durante participação no Faustão na Band
Cris Dias se revoltou contra o machismo no futebol durante o Faustão na Band (foto: Reprodução/Band)

Contratada da Band há quase dois anos, Cris Dias foi uma das convidadas do Faustão na Band da última sexta-feira (2). Ao lado do jogador de futebol Gabigol, do Flamengo, a apresentadora do Band Esporte Clube aproveitou um questionamento de Fausto Silva para falar sobre a participação de mulheres no esporte mais popular do mundo. Sem cerimônias, a ex-funcionária da Globo usou palavras como “patriarcal” e “machista” para se referir ao comportamento da sociedade no geral.

A ex-titular do Globo Esporte do Rio de Janeiro começou seu relato relembrando as situações pela qual já passou para chegar na posição profissional que se encontra atualmente. “Eu tenho quase 20 anos de carreira. Comecei em 2004 na apresentação, mas antes disso acontecer, eu já estava por trás das câmeras, estagiando, fazendo apurações, enfim, estava fazendo o famoso corre para conseguir chegar”, começou a jornalista.

Em seguida, Cris Dias relatou as dificuldades encontradas por mulheres ao tentar ingressar em um mundo predominantemente dominado pelos homens e citou o fato do machismo ainda muito presente na sociedade. “Não só na minha área, mas no geral mesmo, tendo em vista a nossa sociedade patriarcal e super machista, realmente se torna muito mais difícil para a mulher, principalmente quando estamos falando de um lugar com muitos homens, como acontece em uma redação de jornalismo esportivo”.

A profissional ressaltou que, apesar de número de mulheres no futebol ter aumentado de forma significativa, ainda há muito o que se fazer para que ambos os sexos tenham as mesmas oportunidades, principalmente no futebol. “Vale destacar que ainda não está completo, mas nós caminhamos e evoluímos um pouco”, finalizou Cris Dias. Segundo Gabigol, está se torando cada vez mais comum a presença de mulheres no futebol. “Ficou melhor para a gente também nesse aspecto, com mulheres exercendo o papel de bandeirinha e também apitando [as partidas]. Tomara que isso cresça muito mais”, disse ele.

Nascida em Porto Alegre (RS), Cris Dias se formou em Jornalismo em 2002 no Rio de Janeiro e iniciou a carreira na TV Educativa, hoje TV Brasil. Mais tarde, foi contratada pela Globo para comandar o Esporte Espetacular e outros programas da emissora, permanecendo na empresa por 13 anos. Em 2020, recebeu um convite para integrar a equipe da recém-criada CNN Brasil. Após um período na TV por assinatura, ela deixou o canal de notícias e, em março de 2021, foi contratada pela Band. Atualmente, a jornalista vive em um motorhome.

Leia mais