Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EX-GLOBO

Chico Pinheiro pede renúncia de Jair Bolsonaro da presidência: “Abandonou”

Imagem com montagem das fotos de Chico Pinheiro e Jair Bolsonaro
Chico Pinheiro e Jair Bolsonaro; ex-contratado da Globo pediu a renúncia do presidente (foto: Reprodução/Globo)

Chico Pinheiro pediu a renúncia do presidente Jair Bolsonaro (PL) em publicação nas redes sociais. O jornalista usou como justificativa o fato de que o atual chefe do Executivo “abandonou” suas atribuições à frente da presidência da República desde que foi derrotado nas eleições por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 30 de outubro. O ex-contratado da Globo acusou o político de deixar as instituições públicas sem dinheiro. Recentemente, o governo decretou cortes de verbas área da Educação e deixou de repassar recursos à Polícia Federal para a emissão de passaportes.

“O presidente da República abandonou o trabalho. Deixa sem dinheiro muitos que trabalham na Educação, a PF [Polícia Federal] não tem recursos para passaportes etc. Hoje caiu o presidente do Peru. O Itamarati se manifestou sem ouvir Bolsonaro. Por que o capitão não renuncia logo? Falta menos de um mês”, disparou Chico Pinheiro em uma plataforma de mensagens curtas. Nos últimos dias, o governo federal determinou cortes ao Ministério da Educação que resultaram na falta de recursos para pagar pesquisadores no país. Ele também lembrou da falta de verbas que paralisaram a emissão de passaportes na PF.

Sem contrato com a Globo desde abril, Chico Pinheiro, é um dos nomes cotados para assumir a direção da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva a partir de 2023. O grupo de mídia é responsável por administrar os veículos de imprensa oficiais do governo federal, que incluem a TV Brasil, as rádios Nacional, MEC e MEC FM, além da agência de notícias Agência Brasil.

De acordo com informações publicadas pelo colunista Fernando Oliveira, o Fefito, do UOL, o ex-apresentador do Bom Dia Brasil é o nome que mais agrada o alto comando da TV Brasil, que já tem conversado abertamente sobre a possibilidade e o futuro das emissoras do governo. Durante a campanha de Lula à Presidência da República, Chico participou de diversos atos públicos. Além disso, ele nunca escondeu suas preferências políticas nem quando estava preso ao contrato de trabalho com a emissora líder.

Chico Pinheiro pediu demissão da Globo em abril deste ano, após 32 anos no Jornalismo da emissora, em comum acordo. Em entrevista concedida aos jornalistas Fabíola Cidral, Maurício Stycer e Josias de Souza, do UOL, o ex-plantonista do Jornal Nacional explicou que seu contrato com o canal ia até setembro, mas decidiu antecipar a rescisão porque ainda tinha dois meses de férias. Por fim, o comunicador disse na ocasião que estava engajado na campanha presidencial a favor de Lula. “Só por ignorância ou má fé alguém pode ter dúvida”, declarou ele.

Leia mais