Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
VERUSKA DONATO

Ex-repórter que processa Globo levou susto com problema do Globocop

Imagem com foto da repórter Veruska Donato
Veruska Donato durante participação ao vivo do Globocop (foto: Reprodução/Globo)

Ex-contratada da Globo, a repórter Veruska Donato entrou com um processo na Justiça para cobrar supostas dívidas trabalhistas e afirma ter sofrido assédio moral dos superiores por causa da sua aparência física. As experiências na empresa de comunicação teriam feito a profissional desenvolver um quadro de burnout –distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante. O valor da ação da comunicadora contra a ex-empregadora é de R$ 13 milhões.

Atualmente, Veruska Donato trabalha em uma afiliada da Record no Mato Grosso do Sul, onde comanda a versão local do programa Balanço Geral. No período em que foi repórter da Globo, ela passou por situações perigosas e até mesmo inusitadas. Em 2018, a jornalista e o repórter cinematográfico José Afonso foram surpreendidos após a porta esquerda do Globocop, do lado do piloto, abrir em pleno voo, o que desestabilizou a aeronave. O comandante tentou fechar a porta sozinho, mas como precisava controlar o helicóptero, não conseguiu. A jornalista tentou ajudá-lo, mas ao notar que a aeronave chacoalhava entrou em desespero.

Leia mais: Ex-repórter processa Globo e relata situações de assédio moral
Leia mais: Repórter da Globo sofre acidente de carro e perfura o pulmão

O cinegrafista da Globo, então, deixou seu assento ao lado do piloto, na parte dianteira, e pulou para o banco de trás, de onde ele conseguiu novamente travar a porta do Globocop. Apesar do susto, a equipe continuou normalmente o trabalho durante o telejornal Bom Dia São Paulo mostrando os problemas no trânsito da capital paulista. A jornalista só mostrou algum nervosismo em uma das entradas já no final do noticioso. Na ocasião, a Globo confirmou os problemas técnicos da aeronave em comunicado para a imprensa. Em janeiro daquele ano, o helicóptero que prestava serviços para a emissora no Recife caiu, matando três pessoas.

Em 2019, Veruska Donato foi confundida com Veruska Boechat, viúva do jornalista Ricardo Boechat (1952-2019), que morreu em um acidente de helicóptero. “Ontem, eu recebi em cinco horas 1000 pedidos para seguir no Instagram. Imagino que seja por causa da minha xará, Veruska Boechat. Muita gente acha que eu sou a ‘doce Veruska’ do Ricardo Boechat. Sempre curti a confusão, até porque Boechat sempre elogiou a esposa nos comentários no rádio, demonstrava um verdadeiro carinhoso por ela, e pelos filhos. Eu teria me orgulhado de tamanho amor, sentimento tão raro hoje em dia”, disse a ex-contratada da Globo em sua rede social de fotos.

Veruska Donato ainda se emocionou ao vivo ao mostrar a entrega de marmitas para pessoas carentes no SP1 em 2021. Durante uma reportagem especial, a jornalista presenciou quando um homem faminto improvisou uma colher com um pedaço de isopor para se alimentar. “Vamos mostrar para vocês a fila da distribuição. É de doer o coração. Esse senhor pegou duas marmitas. São entregues duas marmitas por pessoa para poder levar para casa. E ele está com tanta fome que improvisou uma colher com isopor para comer na fila mesmo. Eu não sei… Se as pessoas não se sensibilizam com isso, eu me sensibilizo. Chego a ficar arrepiada”, disse ela, com a voz embargada.

Leia mais