Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
LUTO NA MÚSICA

Rita Lee, a rainha do rock brasileiro, morre aos 75 anos em São Paulo

Imagem com foto da cantora Rita Lee
Rita Lee durante participação no programa Altas Horas, da Globo (foto: Globo/Bob Paulino)

Rita Lee morreu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos, e a informação foi divulgada pela equipe da cantora na manhã desta terça (9). “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no fim da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou. O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta, dia 10, das 10h às 17h. De acordo com a vontade de Rita, seu corpo será cremado. A família agradece o carinho e o amor de todos”, informou a assessoria de imprensa.

Em 2021, Rita Lee descobriu um tumor no pulmão esquerdo. Após o tratamento contra a doença, exames indicaram em abril do ano passado que a cantora não tinha mais a presença do câncer. Na ocasião, Beto Lee, filho da famosa, comemorou a remissão do câncer da matriarca da família nas redes sociais. “A cura da minha mãe me emocionou pra caralh*. Melhor notícia de todos os tempos”, disse ele. Lee continuou fazendo exames para monitorar a situação. A última publicação da cantora na internet aconteceu durante os dias de Carnaval, quando postou uma foto. “Em clima de folia”, dizia a legenda do registro em que ela aparece com as unhas pintadas de cores diferentes.

Uma das maiores representantes do rock no Brasil, Rita Lee nasceu em São Paulo no dia 31 de dezembro de 1947. Filha do dentista Charles Fenley Jones, imigrante americano, e da pianista Romilda Pádua Jones, a artista começou a tocar bateria aos 15 anos. Em 1966, se juntou aos irmãos Sérgio e Arnaldo Baptista na criação da banda Os Mutantes. Na carreira solo, suas músicas ficaram conhecidas pela ironia ácida ou com uma reivindicação da independência feminina. A cantora lançou 18 álbuns, incluindo um em espanhol, Baila Conmigo, de 1983.

Entre as músicas que estiveram nas paradas de sucesso ao longo dos quase 60 anos de carreira estão Ovelha Negra, Mania de Você, Lança Perfume, Agora Só Falta Você, Baila Comigo, Banho de Espuma, Desculpe o Auê, Erva Venenosa, Amor e Sexo, Reza, Menino Bonito, Flagra, Doce Vampiro, entre outras. Em 1976, Rita Lee começou um relacionamento amoroso com o guitarrista Roberto de Carvalho e desde então tem sido o parceiro da maioria de suas canções. O músico a acompanhou em todas suas apresentações ao vivo. Eles tiveram três filhos, entre eles Beto Lee, também guitarrista, que sempre acompanhava os pais nos shows.

Na televisão, Rita Lee fez participações em novelas da Globo, como Top Model (1989), Vamp (1991), Celebridade (2003) e Ti Ti Ti (1995), e do sitcom Sai de Baixo. Ela também foi uma das apresentadoras do programa Saia Justa, do canal por assinatura GNT, onde também comandou Madame Lee (2005). Na extinta MTV Brasil (1990-2013), da editora Abril, ela esteve à frente do TVLeeZão (1991). Em 2010, a musicista foi convidada pelo diretor Jorge Fernando (1955-2019) para regravar o sucesso Ti Ti Ti para o remake da novela homônima da faixa das 19h. Ela fez uma participação no último capítulo cantando a tema de abertura da novela.

Leia mais