ÂNCORA DA GLOBO

Jéssica Senra rebate vereador: “Não deitamos para autoritários”

Imagem com foto da apresentadora Jéssica Senra
Jéssica Senra, apresentadora da Globo na Bahia, rebateu discurso xenófobo de vereador (foto: Reprodução)

Apresentadora da TV Bahia, afiliada da Globo em Salvador, Jéssica Senra rebateu o discurso xenófobo do vereador Sandro Fantinel. Na terça-feira (28), durante manifestação na Câmara Municipal de Caxias do Sul (RS), o político ofendeu trabalhadores encontrados em condição análoga à escravidão na cidade vizinha de Bento Gonçalves. O vereador deu a entender que os homens, em sua maioria baianos, são preguiçosos e sujos. “Com os baianos, que a única cultura que têm é viver na praia tocando tambor, era normal que fosse ter esse tipo de problema”, disse ele, que causou revolta.

Na quarta (1º), a âncora da Globo local rebateu os comentários xenófobos durante o telejornal Bahia Meio Dia –equivalente ao SP1. “Esse vereador ficou revoltado porque os trabalhadores escaparam e denunciaram as condições degradantes. A gente toca até tambor muito bem, temos praias lindas. Mas nossa cultura não é só isso, não, viu, vereador? Nossa cultura é de não se deitar para autoritários, tiranos, para senhores de engenho”, avisou a jornalista.

Leia mais: No Fofocalizando, Chris Flores abre o jogo e fala sobre Íris Abravanel
Leia mais: Autor de Amor Perfeito fala sobre posicionamento: “Tudo é político”

No comentário, a comunicadora apontou ironia na fala do político, já que o Rio Grande do Sul foi colonizado por imigrantes europeus. “Esses imigrantes não eram pessoas ricas que vieram investir no Brasil, pelo contrário. Eram pessoas fugindo de crises econômicas na Europa e que receberam inúmeros benefícios do Brasil para aqui se instalarem”. “Hoje, esse vereador de um estado construído com a força de pobres imigrantes, discrimina pessoas humildes em busca de oportunidades de trabalho. Ignorando sua história, se crê superior social e economicamente”, continuou.

Jéssica Senra ainda explicou a diferença entre a burrice e a ignorância. “Enquanto ignorância é a falta de conhecimento sobre determinado assunto, a burrice é a incapacidade de compreender a realidade, por teimosia ou arrogância. A burrice costuma a vigorar em locais permeados pela intolerância, por essa sensação equivocada de superioridade. Para a ignorância o antídoto é o conhecimento, já para a burrice é necessária uma forte repressão social, nesse caso com punições exemplares como, por exemplo e no mínimo, a perda de mandato deste homem que se mostra indigno de representar um povo miscigenado como o povo brasileiro”, finalizou.

Assista ao comentário da apresentadora da Globo sobre o discurso xenófobo do vereador Sandro Fantinel:

Leia mais