Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
FIM DA CENTRAL DO APITO

Casal de ex-árbitros demitido da Globo fala sobre saída da emissora

Imagem com foto do casal Fernanda Colombo e Sandro Meira Ricci, que atuavam no quadro Central do Apito
Fernanda Colombo e Sandro Meira Ricci foram demitidos da Globo como fim da Central do Apito (foto: Reprodução)

Fernanda Colombo e Sandro Meira Ricci, ex-árbitros de futebol, se pronunciaram pela primeira vez após a demissão da Globo. A emissora decidiu acabar com o quadro Central do Apito, que foi criado em 2018 para que especialistas de arbitragem dessem opinião sobre lances controversos dos jogos em transmissões do futebol. Em entrevista, Fernanda disse que teve uma “experiência incrível” e que “o jogo está só começando”. Meira Ricci exaltou os colegas de trabalho que conheceu na Globo, “especialmente o pessoal da operação que faz a empresa acontecer”.

“Foi uma experiência incrível profissionalmente. Ser mulher, estar no futebol e falar de polêmicas é um desafio constante. Seguirei com novos projetos, principalmente nas minhas redes sociais. O jogo está só começando”, declarou Fernanda Colombo. “Nesses últimos quatro anos de Globo, aprendi muito sobre televisão, jornalismo, futebol e análise de vídeo. Foram mais de mil jogos analisados. Mas o principal foi ter conhecido pessoas maravilhosas e competentes, especialmente o pessoal da operação que faz a empresa acontecer”, disse Sandro Meira Ricci aos jornalistas André Martins e Marcello De Vico, do UOL.

Leia mais: Globo demite casal de ex-árbitros e acaba com quadro em jogos de futebol
Leia mais: Band escala Craque Neto e Denilson para transmissão de jogo do Brasil

Os motivos para o fim do Central do Apito é a rejeição dos telespectadores e o surgimento do VAR (Vídeo Assistant Referee na sigla em inglês). Algumas pesquisas encomendas pela Globo mostraram que o público entendia que as opiniões dos ex-juízes eram protecionistas demais com erros feitos por profissionais da arbitragem em campo, o que levou o quadro ganhar o apelido pejorativo de Central do Amigo. Já o uso de imagens para tira-teima acabou deixando claro quais eram infrações cometidas pelos jogadores de futebol. Paulo César de Oliveira continuará contratado do grupo de comunicação, mas fazendo participações apenas em programas esportivos

Em comunicado, a Globo confirmou o fim do Central do Apito. “Nos últimos anos, com a implantação e consolidação do árbitro assistente de vídeo (VAR), as questões de arbitragem foram recebendo outro tipo de tratamento e o VAR foi oferecendo respostas às questões apresentadas durantes os jogos. Diante desse novo cenário, a Central do Apito deixa de existir durante as transmissões de futebol. As análises sobre arbitragem serão feitas, quando necessário, no conteúdo dos programas esportivos”, disse a líder de audiência por meio de seu departamento de Comunicação. Além de Meira Ricci e Colombo, que foram contratados em 2018 e 2021, respectivamente, também deve ser dispensada Janette Arcanjo, que atua nas transmissões da Globo Minas.

Leia mais