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NOVA REALIDADE

CNN Brasil cogita mudar de nome para economizar R$ 65 milhões por ano

Imagem com foto do apresentador Márcio Gomes, do CNN Prime Time
Márcio Gomes, apresentador do CNN Prime Time; CNN Brasil está em negociação para reduzir valor de licenciamento da marca (foto: Reprodução/CNN Brasil)

A Novus Mídia, empresa que detém os direitos de uso da marca CNN no Brasil, está tentando reduzir o valor pago pelo licenciamento da franquia junto à Turner International, que é uma subsidiária da Warner Bros. Discovery. De acordo com informações divulgadas, o preço desembolsado pela CNN Brasil para a companhia responsável pelo gerenciamento da Cable News Network fora dos Estados Unidos seria cerca de 12 milhões de dólares por ano, o que na cotação atual daria quase 65 milhões de reais. Se a renegocição não tiver frutos, o canal pode mudar de nome.

O que você precisa saber

  • Ainda em busca de uma operação economicamente saudável, a CNN Brasil cogita até mudar de nome;
  • O canal de notícias paga R$ 65 milhões anuais para poder utilizar a marca da Turner International no Brasil;
  • A atual direção da companhia acredita que o valor é fora da atual realidade do mercado;
  • No entanto, o contrato firmado tem validade de 15 anos e conta com uma altíssima multa rescisória;
  • A emissora não comenta o assunto.

Os detalhes foram revelados pelo jornalista Sandro Nascimento, do site NaTelinha, parceiro do UOL. Segundo a publicação, a CNN brasileira avalia internamente que a quantia paga pelo uso da marca é um valor fora da atual realidade do mercado, o que faria a operação se tornar inviável. Em 2018, época em que a companhia do empresário Rubens Menin fechou o contrato de licenciamento, a moeda norte-americana era cotada a R$ 3,30 e o cenário político e econômico internacional era diferente de hoje, que apresenta desaceleração influenciada pela guerra entre Rússia e Ucrânia, período pós-crise sanitária e inflação em alta na Europa.

Apesar de os termos do acordo serem mantidos em sigilo, fontes da publicação afirmam que a CNN Brasil tinha um período de carência de dois anos para dar início ao pagamento dos direitos da franquia do canal de notícias da televisão norte-americana. Com isso, ela começaria a fazer o pagamento a partir de 2023, o terceiro ano desde a estreia da operação, em março de 2020. As negociações para reduzir o valor de quase 65 milhões de reais já começaram nos bastidores. O acordo firmado pela Novus Mídia com a Turner International tem vigência de 15 anos, com pagamento de uma altíssima multa em caso de rescisão. Procurada pelo NaTelinha, a CNN Brasil preferiu não comentar.

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Internamente, na CNN Brasil também já avalia alguns cenários caso não haja um acordo de interesse de ambas as partes. A troca de nome da emissora seria uma dessas possibilidades, segundo informações também apuradas pela reportagem do TV Pop. No final do ano passado, após a presidência da CNN brasileira ser ocupada pelo empresário João Camargo, a empresa passou por um processo de reestruturação que resultou em demissões de centenas de profissionais e até mudança na programação. Em entrevista ao UOL, o executivo confirmou os problemas financeiros no canal.

“A CNN operava com 42% de custo administrativo. Não faz sentido o core do negócio ter somente 58% do investimento. Em uma construtora a relação é de 6% em administrativo e 94% no core. Espero chegar a pelo menos 85% do nosso custo investido no core, que é o jornalismo”, disse ele. Na época, até o aluguel do prédio ocupado pela emissora na Avenida Paulista, um dos lugares mais caros de São Paulo, precisou ser renegociado. “Chamamos os responsáveis e explicamos a situação. No caso do aluguel, mostramos que se o valor não fosse reduzido, teríamos de mudar. O valor foi reduzido, mas se não tivesse diminuído mudaríamos mesmo, não blefamos”, detalhou ao colunista Guilherme Ravache.

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