Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
CONTRATADO DESDE 2003

Demitido da Globo, Fábio Turci faz desabafo sobre futuro no jornalismo

Foto de Fábio Turci
Fábio Turci fez um desabafo após demissão da Globo (foto: Reprodução/Globo)

Na Globo desde 2003, Fábio Turci foi demitido nesta quarta-feira (05). O comunicador publicou um desabafo nas redes sociais e relembrou alguns passos da própria trajetória de correspondente e apresentador em São Paulo. Além do jornalista, a Globo também demitiu Giuliana Morrone, César Galvão e Fábio William.

O que você precisa saber

  • Dispensado pela Globo após 20 anos, Fábio Turci publicou um desabafo sobre a sua saída da emissora;
  • O mundo mudou muito. A televisão que apareceu em seu caminho lá atrás lhe deu licença, hoje, pra continuar”, afirmou;
  • Em seu texto, o jornalista diz ainda não saber quais serão os seus próximos passos.

“Era uma vez um adolescente que foi estudar jornalismo e sonhava mudar o mundo. De início, a universidade mudou o mundo do adolescente. Quanta gente diferente existia fora da sua bolha! Quantos olhares, quantas peles, quantas ideias diversas! Foi como fazer dois cursos ao mesmo tempo: um, dentro da sala de aula, de jornalismo; outro, fora da sala, na convivência diária, um curso de gente!”, começou o texto.

O ex-jornalista da Globo desabafou com a tentativa de mudar o mundo. “Aquele adolescente, que amava escrever, queria ser repórter de jornal escrito e não tinha o menor traquejo com câmera nem o menor desejo de trabalhar em televisão, foi parar… Numa TV! Meio levado que foi pelos acontecimentos, ele resolveu navegar ali. Primeiro, atrás das câmeras mas, logo, pulou pra frente delas. Trocou Bauru por São José dos Campos. Trocou São José por São Paulo. Ah, São Paulo! Quer ver gente diferente de você? Vem pra São Paulo!”, escreveu o comunicador.

Leia também: Ciro Gomes é convidado para ser comentarista da Jovem Pan News
Leia também: Globo não poupa nem plantonistas do Jornal Nacional e demite Giuliana Morrone

“Trocou São Paulo por Nova York. Gente diferente de você? Nova York também tem. Muita. E foi lá, olhando o próprio país de fora, que ele arregalou os olhos e enxergou mais. Enxergou o que acontece com parte dessa gente, mas não acontece com outra parte. Enxergou que o mundo é diferente dependendo do tipo de gente que se é. O mundo pode ser muito menor, sem horizonte, sem ar”, declarou o ex-apresentador.

Fábio Turci citou as mudanças do mundo nos últimos tempos ao se despedir da emissora. “Enxergando o que não enxergava antes, voltou ao Brasil, voltou a São Paulo. E quis ajudar a abrir outros olhos. Sim, o jornalismo permite isso. Lembra daqueles dois cursos na faculdade? Os anos ensinaram que era tudo um só. Porque jornalismo e gente são indissociáveis. Ou deveriam ser. Hoje, aquele adolescente é um quarentão que acaba de sair da frente das câmeras. A televisão que apareceu em seu caminho lá atrás lhe deu licença, hoje, pra continuar. Por onde? Sei lá. O mundo mudou muito”, concluiu.

Leia mais