Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EDUARDO FAUSTINI

Ex-repórter secreto do Fantástico é recontratado pela Globo após um ano

Imagem com foto do jornalista Eduardo Faustini, conhecido como repórter secreto do Fantástico
Eduardo Faustini, conhecido como repórter secreto do Fantástico, integra a equipe do novo Linha Direta (foto: Reprodução/Globo)

Eduardo Faustini, conhecido como “repórter secreto do Fantástico”, está de volta à Globo após 17 meses da demissão do jornalismo da emissora. De acordo com informações divulgadas, ele será um dos principais nomes nos bastidores da nova versão do Linha Direta, que será apresentado por Pedro Bial. O jornalista já começou a produzir reportagens para o programa policial, que tem estreia marcada para o dia 4 de maio, uma quinta-feira, depois da série de comédia Cine Holliúdy.

O que você precisa saber

  • Demitido pela Globo há 17 meses, Eduardo Faustini acertou seu retorno à líder de audiência;
  • Conhecido como o “repórter secreto do Fantástico”, o jornalista atuará na produção da nova versão do Linha Direta;
  • Ele não terá vínculo fixo com a emissora e será freelancer, sendo chamado apenas quando existir demanda da empresa.

Faustini foi recontratado pela Globo e terá vínculo por temporada, uma vez que o acordo é com o núcleo responsável pela produção do Conversa com Bial, área do setor de Entretenimento comandada por Mariano Boni. O mesmo departamento é responsável por documentários originais do Globoplay e a atração musical Som Brasil, que homenageia grandes nomes da música brasileira. O retorno do profissional foi uma indicação do próprio Pedro Bial.

Leia mais: Globo encerra contrato de jornalista do Globo Rural e repórter secreto do Fantástico
Leia mais: Repórter secreto do Fantástico revela identidade pela primeira vez

As primeiras viagens investigativas de Eduardo Faustini para apurar histórias de crimes começaram no início deste mês. Conforme antecipado pelo TV Pop, a Globo planeja que o formato do novo Linha Direta tenha pegada parecida com as produções do gênero true crime que tem feito sucesso nas plataformas de streaming e da televisão por assinatura. A cada episódio serão mostradas duas reportagens, sendo uma delas de um crime antigo de grande repercussão. A outra será baseada no material investigado pelo “repórter secreto”.

Pedro Bial estará em um cenário com pouca iluminação, acompanhado por TVs com cenas do caso da semana, em um ambiente feito para simular uma delegacia –até o tradicional quadro organograma, elemento de séries como CSI, estará presente. Com dez episódios confirmados em sua nova temporada, o Linha Direta terá o seu último programa de 2023 transmitido na noite de 6 de julho. Cada um dos episódios terá duração estimada de uma hora, dividida em três blocos de conteúdo, separados por dois intervalos comerciais.

Quem é Eduardo Faustini?

Apelidado de O Repórter Secreto, Eduardo Faustini é um dos mais importantes jornalistas investigativos que já passaram pela Globo. Antes de começar na líder de audiência, trabalhou na extinta TV Manchete a partir de 1989. Com reportagens exibidas pelo Fantástico desde 1996, o profissional nunca mostrou o rosto na televisão para preservar sua integridade física, embora já tenha recebido ameaças de morte por causa de suas investigações. Em fevereiro, ele abriu uma exceção nas redes sociais para homengear a apresentadora Gloria Maria.

Em 2004, o jornalista produziu uma reportagem que denunciou a queima de documentos sigilosos da época da ditadura na Base Aérea de Salvador. O trabalho ganhou o Prêmio Qualidade Brasil e o XXII Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. Em 2005, uma reportagem mostrou cenas de corrupção em Rondônia, em que o então governador do estado, Ivo Cassol, gravou tentativas de suborno por parte de deputados. Em 2014, uma série no Fantástico com título “Cadê o dinheiro que estava aqui?” investigou denúncias de corrupção sobre desvio de dinheiro público.

Leia mais