Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
GIANI SCARIN

Globo demite executiva após 23 anos e corta investimento em pesquisa

Imagem com foto da executiva Giani Scarin, que foi demitida da Globo
Giani Scarin liderou departamento de pesquisa de consumo do público na Globo (foto: Reprodução/Globo)

Giani Scarin, chefe de Conhecimento do Consumidor, foi demitida da Globo após 23 anos na empresa. Depois de fazer cortes de funcionários em áreas como Jornalismo, Esporte, Entretenimento e Tecnologia, a companhia também deu início ao processo de reestruturação financeira na área responsável por pesquisas. Com a decisão, a empresa reduz os estudos de conhecimento dos hábitos dos telespectadores brasileiros, cujo departamento era liderado pela antiga executiva.

O que você precisa saber

  • A Globo continua fazendo cortes e dessa vez demitiu Giana Scarin, chefe de seu setor de pesquisas;
  • Ela era responsável por liderar o time encarregado de estudar os hábitos dos telespectadores;
  • Meu ciclo se encerra depois de 23 anos. Levo comigo aprendizados e amigos queridos”, afirmou a agora ex-executiva.

A Globo também demitiu outros seis funcionários do setor de inteligência de mercado. O critério utilizado é o mesmo das outras áreas: deixa a emissora quem recebe altos salários e tem mais tempo de casa. De todos os demitidos, Giani Scarin era a que estava há mais tempo contratada do canal do conglomerado de mídia. Ela atendia demandas das áreas executivas, marketing e comercial da TV aberta, além dos canais da TV por assinatura como SporTV e Multishow.

Leia mais: Após cortes no Esporte e Jornalismo, Globo faz demissões nos Estúdios Globo
Leia mais: Após demissão em massa, jornalistas da Globo terão acúmulo de funções

Em uma plataforma social de negócios e empregos, Giani falou sobre a saída da Globo e se despediu dos colegas de trabalho.  “Meu ciclo na Globo se encerra depois de 23 anos. Todo esse tempo foi dedicado ao entendimento dos movimentos da sociedade, ao conhecimento do consumidor, sempre acompanhando de perto a constante transformação do mercado de conteúdo em vídeo na TV paga, na TV aberta e no streaming. Um mercado tão envolvente, dinâmico e em constante transformação que é impossível não se apaixonar! Levo comigo muitos aprendizados, mas também, amigos queridos […] que tive a honra de trabalhar junto”, escreveu ela em uma publicação.

Giani Scarin é formada em Publicidade e Propaganda pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), pós-graduada em Teoria da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e concluiu o GV PEC (Programa de Educação Continuada) da Fundação Getúlio Vargas. Seu currículo também conta com MBA em Gestão de Marketing pela Business Scholl de São Paulo. A executiva ainda faz parte do comitê técnico da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura), ABAP redes (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) e CENP (Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário).

A Globo tem divulgado o seguinte comunicado sobre as demissões: “A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, mas lamenta quando se despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa. Os resultados da Globo refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento”.

Leia mais