Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
FELIPE MOURA BRASIL

Apresentador da CNN Brasil insinua que canal deu sua cabeça para autoridades

Imagem com foto do apresentador Felipe Moura Brasil durante o programa CNN Arena na CNN Brasil
Felipe Moura Brasil durante a apresentação do CNN Arena; jornalista deixou canal de notícias após oito meses (foto: Reprodução/CNN Brasil)

Demitido da CNN Brasil após oito meses de contrato, o jornalista Felipe Moura Brasil foi às redes sociais na noite da última quinta-feira (20) desabafar sobre seu trabalho e o posicionamento no episódio envolvendo o senador Sergio Moro (União Brasil-PR), que foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por calúnia contra o ministro Gilmar Mendes. Nesta semana, o apresentador da CNN contextualizou a polêmica fala do ex-juiz sobre “comprar um habeas corpus” do integrante da Corte.

O que você precisa saber

  • Demitido pela CNN Brasil, Felipe Moura Brasil abriu o jogo sobre a sua saída do canal de notícias;
  • Ele diz que não tem medo de retaliações por vigiar autoridades de forma ácida;
  • “Seguirei ironizando denúncias. Ironizar erros e abusos de autoridades é tradição na imprensa, assim como pedidos de cabeça“, afirmou o jornalista.

Na terça (18), o agora ex-titular do Arena, exibido nos fins de tarde do canal de notícias, saiu em defesa do ex-juiz da Lava Jato (2014-2021) nas redes sociais, o que pode ter desgastado a relação com a empresa de comunicação. Moura Brasil também é conhecido por se manter firme nas críticas contra o atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em uma plataforma de mensagens curtas, ele citou que nunca deixará “a vigilância ácida por medo de retaliação”.

“Jamais fui nem serei cúmplice da prisão de alguém, só por piadas privadas, vazadas em registros de terceiros. Tive a mesma posição, em épocas distantes, com Lula (Pelotas), Hillary Clinton e Sergio Moro, entre outros. Seguirei ironizando denúncias ineptas sobre isso –sem data, local, contexto– e/ou contra desafetos do sistema, ainda mais quando eu mesmo divulgar um vídeo que confirma o contexto da brincadeira (como ‘prisão’ de festa junina)”, disse ele em uma sequência de mensagens em um microblog.

Leia mais: CNN Brasil demite o jornalista Felipe Moura Brasil após 8 meses de contrato
Leia mais: Jovem Pan expulsa afiliada após dono confessar que financiou atos golpistas

“Ironizar erros e abusos de autoridades públicas é tradição na imprensa brasileira (Lima Barreto, Pasquim, Nelson Rodrigues, Paulo Francis, Diogo Mainardi, entre outros), assim como pedidos de cabeça por parte delas. Nunca deixarei a vigilância ácida por medo de retaliação”, concluiu o jornalista que apresentava o CNN Arena desde agosto do ano passado. Em nota, a CNN Brasil disse que o apresentador e a emissora “decidiram, em comum acordo, pelo distrato do contrato por não terem chegado a um consenso sobre a conciliação das diferentes frentes de trabalho do jornalista com as demandas da emissora”.

No comunicado, a CNN Brasil ainda diz que “agradece a Felipe Moura Brasil pelo profissionalismo, pela dedicação e pela excelência à frente do programa CNN Arena e nas participações em outros jornais, como o WW. A emissora deseja sorte em sua jornada daqui em diante”. Na quinta (20), o CNN Arena foi excepcionalmente comandado pelo analista político Iuri Pitta. Além das participações que fazia nos programas da CNN, Felipe Moura Brasil assina também uma coluna no jornal O Estado de S.Paulo e faz parte da programação da rádio Eldorado FM, ambos pertencentes ao Grupo Estado,

Leia mais