Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
DON LEMON

CNN demite âncora após comentário ofensivo às mulheres: “Estou chocado”

Imagem com foto do jornalista Dom Lemon, que foi demitido da CNN americana após comentário ofensivo às mulheres
O âncora Dom Lemon; apresentador foi demitido da CNN norte-americana (foto: Reprodução/CNN)

A canal de notícias norte-americano CNN demitiu nesta segunda-feira (24) o apresentador Don Lemon, um dos principais âncoras de telejornais da empresa. Em seu perfil em uma rede social de mensagens curtas, o comunicador confirmou a demissão que foi adiantada pelo jornal The New York Times. Lemon afirmou ter ficado “chocado” com a decisão. “Eu imaginava que alguém da diretoria iria ter a decência de me comunicar diretamente”, disse ele, que foi informado da decisão pelo agente que cuida da carreira dele.

O que você precisa saber

  • Uma das principais estrelas da CNN americana, Don Lemon foi demitido pela empresa após 17 anos;
  • Ele revelou que foi comunicado de sua dispensa por seu agente e que ninguém do canal de notícias o procurou;
  • “Depois de 17 anos, eu imaginava que alguém da diretoria iria ter a decência de me comunicar diretamente”, disparou o jornalista;
  • Em resposta ao ex-funcionário, a emissora disse que ele poderia ter se encontrado com os executivos, mas preferiu reclamar na internet.

“Eu fui informado nesta manhã pelo meu agente que eu fui demitido pela CNN. Eu estou chocado. Depois de 17 anos na CNN, eu imaginava que alguém da diretoria iria ter a decência de me comunicar diretamente. Em nenhum momento foi dada nenhuma indicação que eu não poderia continuar a fazer o trabalho que eu amo na rede. Está claro que há temas mais abrangentes em ação. Dito isso, quero agradecer meus colegas e minha equipe”, disse ele no microblog do passarinho azul depenado pelo bilionário Elon Musk.

Leia mais: Demitido pela Globo, Fábio William diz que cortes são um “equívoco”
Leia mais: Apresentador da CNN Brasil insinua que canal deu sua cabeça para autoridades

Depois da declaração do ex-funcionário, a Comunicação da CNN também se manifestou. “CNN e Don se separaram. Don sempre fará parte da família CNN e agradecemos a ele pelas contribuições nos últimos 17 anos. Desejamos-lhe felicidades e estaremos torcendo por ele em seus trabalhos futuros”, disse a empresa. “A declaração de Don Lemon sobre os eventos desta manhã é imprecisa. Ele teve a oportunidade de se encontrar com a administração, mas em vez disso divulgou um comunicado na internet”, lamentou a companhia da Warner Bros. Discovery.

Don Lemon apresentou o Tonight no horário nobre da CNN americana durante oito anos e, desde o final do ano passado, estava a frente do matinal This Morning. De acordo com o The New York Times, em fevereiro ele fez um comentário que foi interpretado como ofensivo às mulheres. O jornalista falava sobre a política Nikki Haley, de 51 anos, uma das pré-candidatas à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano.

“Ela não está no auge, desculpe. Considera-se que uma mulher está no auge entre 20 e 30 anos, talvez 40 anos”, disse ele, na ocasião. As coapresentadoras da CNN discordaram dos comentários. Don, então, disse: “Só estou dizendo quais são os fatos, pesquisem isso no Google”. Após a repercussão, ele pediu desculpas.

Leia mais