Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
FATOS PRIMEIRO, MAS DEPENDE

CNN Brasil divulga informação falsa e pede desculpas ao governo Lula

Imagem com foto de William Waack durante apresentação do WW na CNN Brasil
William Waack no programa WW; CNN Brasil pediu desculpas após ser desmentida por estatal ucraniana (foto: Reprodução)

A CNN Brasil pediu desculpas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após ser desmentida pela empresa estatal ucraniana Antonov. A confusão teve início na última segunda-feira (24), quando o canal de notícias informou no programa WW, comandado por William Waack, que pessoas identificadas como representantes da companhia de aviação tiveram reunião com o governo de São Paulo para tratar de investimentos na ordem de US$ 50 bilhões para a construção de uma planta industrial para fabricação de aeronaves no país.

O que você precisa saber

  • A CNN Brasil deu mais uma barrigada e precisou pedir desculpas públicas ao governo Lula;
  • O canal de notícias informou que uma estatal ucraniana havia desistido de investir cerca de US$ 50 bilhões no Brasil;
  • A empresa, não entanto, sequer conta com um representante em território nacional;
  • A emissora admitiu que cometeu uma “falha de precedimento” e pediu desculpas ao governo pela notícia falsa divulgada.

De acordo com as informações reportadas pela CNN Brasil, as tratativas para o acordo com o Brasil não teriam avançado porque Lula não estaria sendo suficientemente neutro em relação à guerra entre Rússia e Ucrânia. A informação do encontro e o teor da conversa chegou a ser confirmada pela equipe do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Na quarta (26), a Antonov divulgou um comunicado oficial negando ter representantes no Brasil. Na internet, ministros de Lula acusaram Tarcísio de produzir notícias falsas contra a administração federal.

“É lamentável ver o Governo de SP produzir, ‘oficialmente’, fake news contra o governo federal. Eu fui governador de SP, o presidente também não era do meu partido, mas tínhamos atitudes republicanas, respeitosas. Esse nunca foi o padrão de São Paulo”, disse Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos. De acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, Tarcísio e Lula conversaram por telefone na quinta (27) sobre a divulgação das informações sobre a suposta negociação. O governador de São Paulo cogita demitir Lucas Ferraz, secretário de Negócios Internacionais.

Leia mais: Moradora xinga governador ao vivo e choca apresentador do Brasil Urgente
Leia mais: Diretora do MasterChef Brasil diz que programa tem credibilidade e respeito

Na nota pública, a estatal ucraniana disse que a informação divulgada pela “imprensa brasileira” não é o posicionamento oficial da Antonov. “Atualmente, os meios de comunicação de massa da República Federativa do Brasil estão compartilhando a informação falsa de que a Companhia Antonov suspendeu supostas negociações sobre o suposto lançamento da produção de aeronaves no Brasil”, disse em texto divulgado nas redes sociais.

“A Antonov enfatiza o seu interesse no desenvolvimento da cooperação com a República Federativa do Brasil no campo das tecnologias de aviação e apreciará as iniciativas oficiais do Brasil sobre o estabelecimento de uma cooperação mutuamente benéfica”, finalizou. Após a celeuma, a CNN Brasil divulgou uma nota com pedido de desculpas ao governo Lula. “Em uma falha de procedimento, a CNN não procurou, antes da publicação da reportagem, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, à qual pedimos desculpas pelo erro”, disse o canal do empresário Rubens Menin.

Leia mais