Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Em nova série, Jornal da Record mostra a realidade de quem passa fome no interior do Brasil

Equipe do Jornal da Record vai mostrar a realidade de quem passa fome no interior do Brasil em nova série de reportagens (foto: Divulgação/Record)
Equipe do Jornal da Record vai mostrar a realidade de quem passa fome no interior do Brasil em nova série de reportagens (foto: Divulgação/Record)

Nos povoados mais isolados, 19 milhões de brasileiros passaram fome no final de 2020, segundo dados da Rede Penssan. Isso corresponde a 9% da população. A partir de segunda-feira (14), o Jornal da Record exibe a nova série de reportagens Fome dos Invisíveis para mostrar a dura realidade enfrentada por brasileiros que vivem nas regiões mais pobres do país.

A falta de comida, que sempre existiu, tornou-se ainda mais cruel com o agravamento da crise sanitária. A produção também terá conteúdo exclusivo em outras plataformas do Grupo Record: PlayPlus, JR 15 Minutos; Live JR e R7 Estúdio. A equipe da emissora e do portal R7.com viajou, de carro, por mais de 5 mil quilômetros, percorrendo quatro estados, durante 20 dias. Os repórteres mostram o quanto a fome aumentou durante a crise provocada pelo coronavírus.

Ao todo, serão cinco reportagens, exibidas no telejornal entre segunda e sexta-feira, para apresentar a situação no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais; no sertão da Bahia, em vilarejos isolados do interior de Pernambuco; e no extremo sul do Piauí.

A equipe vai relatar histórias de quem vive no dia a dia a luta pela sobrevivência. Uma mulher com 16 filhos e 40 netos que prepara uma sopa de ossos. A ex-presidiária que sente falta das quatro refeições que tinha na cadeia. Famílias inteiras que contam como é conviver diariamente com a fome, lutando para conseguir comida. A jovem que, além da fome, precisa caminhar 12 km para buscar água. E mais: como a fome e a desnutrição afetam as crianças.

Além da exibição na TV, o PlayPlus terá uma reportagem exclusiva com histórias inéditas de famílias que enfrentam a fome diariamente e buscam alimento para sobreviver.  Já o R7 Estúdio trará um material inédito com um mapa interativo para que o leitor navegue por todas as localidades visitadas e conteúdo extra com fotos, textos e vídeos produzidos durante a expedição.

No Live JR, o apresentador Luiz Fara Monteiro e o repórter André Tal conversam com o diretor do centro de excelência contra a fome da ONU no Brasil, Daniel Balaban e a pediatra Flávia Oliveira. E no podcast JR 15 Minutos, Celso Freitas entrevista a equipe do Jornal da Record envolvida nesta produção, que relata as dificuldades para a realização das reportagens.

Leia mais