Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
TITULAR DO ENCONTRO

Patrícia Poeta se cansa de ataques da RedeTV! e entra com processo contra Sonia Abrão

Imagem com montagem das fotos das apresentadoras Patrícia Poeta e Sonia Abrão
Patrícia Poeta e Sonia Abrão; apresentadora do Encontro entrou com processo contra a jornalista do A Tarde é Sua (foto: Reprodução/Globo/RedeTV!)

Apresentadora do Encontro nas manhãs da Globo, Patrícia Poeta decidiu entrar com um processo criminal contra Sonia Abrão, titular do A Tarde é Sua, da RedeTV!, por ataques e divulgação de informações falsas contra ela. A contratada da emissora líder pede a condenação da jornalista da concorrente por injúria e difamação. Poeta também processou o colunista Alessandro Lo-Bianco pelos mesmos motivos. Ainda não há previsão de quando será a data do julgamento.

O que você precisa saber

  • Patrícia Poeta se cansou da campanha difamatória da RedeTV! e decidiu processar Sonia Abrão e Alessandro Lo-Bianco;
  • A titular do Encontro diz que a dupla praticou crimes como injúria e difamação;
  • Ela tentou resolver o assunto amigavelmente, mas os dois ignoraram uma notificação extrajudicial enviada em abril.

Os detalhes foram adiantados por um site parceiro do UOL e confirmados pelo TV Pop. O processo contra Sonia foi aberto no 4º Fórum Regional da Lapa, do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). Patrícia Poeta alega que Sonia e Lo-Bianco cometem “campanha difamatória” contra ela desde junho de 2022, quando assumiu a apresentação do Encontro no lugar de Fátima Bernardes. Ela não pede indenização em dinheiro.

No processo, a defesa da apresentadora da Globo anexou descrições e vídeos com as supostas ofensas que ela teria sofrido no vespertino da RedeTV!. Ela diz que as informações de bastidores, principalmente sobre a relação com o colega Manoel Soares, não condizem com a realidade. “Ela [Sonia] praticou alguns crimes, na verdade. A gente pede que ela seja condenada por esses crimes, como injúria e difamação”, diz o advogado André Perecmanis ao site.

Leia mais: Tadeu Schmidt nega que vá ser trocado por Patrícia Poeta em reality da Globo
Leia mais: Patrícia Poeta perde a paciência com ofensas de Sonia Abrão e exige retratação pública

Em abril, a ex-âncora enviou uma notificação extrajudicial pedindo retratação de Sonia Abrão ao vivo no A Tarde é Sua. Como não houve pedido de desculpas para encerrar a briga, a saída encontrada foi o processo na Justiça. “Agora, a gente não trabalha com retratação. Pedimos condenação”, explicou o defensor de Patrícia Poeta. Nas redes sociais, o colunista Alessandro Lo-Bianco publicou um texto ironizando o pedido de retratação.

“Eu, Alessandro Lo-Bianco, jornalista e radialista, venho por meio deste comunicado me retratar publicamente por ter entrado no ar ontem após esquecer de tapar meus lindos pontos sem o esparadrapo (após tirar um sinal do rosto). Certo da retratação, firmo aqui o compromisso de não esquecer mais de andar com a caixinha de esparadrapo fora do bolso”, disse ele. Sonia Abrão, sem citar o nome de Patrícia, disse no dia 13 de abril que tem filho advogado para defendê-la em casos semelhantes.

“Falou mal de mim, vou ligar: ‘Filho…’. É aquilo que nós falamos ontem aqui: Jornalista não pode temer processo. Isso não pode fazer calar. A gente tem que ter responsabilidade sobre o que fala. Se o processo vier e você ganhar, ótimo. Se a pessoa perder, ótimo também, e cumpra-se a lei. A gente está do lado da lei”, disse a funcionária da RedeTV!. Segundo o código penal, o crime de injúria pode causar punição de três meses a um ano de prisão em regime semiaberto. No entanto, Sonia e Lo-Bianco não devem ser presos em caso de condenação. “A pena deve ser revertida para serviços comunitários, como normalmente ocorre nesses casos”, disse o advogado de Patrícia Poeta.

Leia mais