Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
MUDANÇA DE CASA

RedeTV! tenta dar rasteira na Band para comprar direitos da NBA na TV aberta

Imagem com foto de Marcelo de Carvalho, vice-presidente da RedeTV!
Marcelo de Carvalho, vice-presidente da RedeTV!; emissora pode tirar NBA da Band (foto: Divulgação)

A NBA (National Basketball Association), principal liga de basquete do mundo, pode mudar de emissora na TV aberta brasileira em breve. De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (11), a transmissão do torneio está muito próxima de deixar a grade de programação da Band para migrar para a RedeTV!. O canal paulista comandado pelos empresários Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho já exibiu a disputa em 2004. Apesar de a audiência ficar próxima do traço, a NBA garante bom faturamento. Na TV por assinatura os direitos são do SporTV e da ESPN.

O que você precisa saber

  • Principal liga de basquete do mundo, a NBA deverá mudar de emissora no próximo ano;
  • A RedeTV! negocia a retomada dos direitos de transmissão do torneio, atualmente na programação da Band;
  • Mesmo com ibope residual, a modalidade é sinônimo de faturamento elevado.

Segundo o colunista Flávio Ricco, do portal R7, já existem iniciativas para tirar a NBA da Band e a RedeTV! está muito próxima de contar com a principal liga de basquete em sua grade de programas. A competição já foi transmitida pela emissora em 2004, após uma ausência de quatro anos da TV aberta com o fim do contrato com o Grupo Bandeirantes no final dos anos 1990. Em 2013, o canal de Osasco (SP) firmou um acordo pontual e exibiu a primeira partida da NBA no Brasil, que foi disputada entre Chicago Bulls e Washington Wizards no Rio de Janeiro.

Leia mais: Carlos Tramontina diz que não conseguiu realizar sonho na Globo: “O tempo passou”
Leia mais: Protagonista de Terra e Paixão, Bárbara Reis é vista em novela concorrente

Em 2019, a Band voltou a exibir o torneio regular depois de um hiato de 15 anos fora da TV aberta. A NBA já teve espaço na emissora nos anos 80 e 90, época em que ela era conhecida como o “canal do esporte”. Os duelos eram narrados por Luciano do Valle (1947-2014), que teve um papel importante na popularização do esporte no país com jogos exibidos na faixa do horário nobre. No último domingo (7), a Band cancelou o humorístico Perrengue para mostrar a partida entre Phoenix Suns e Denver Nuggets, que garantiu média de 0,8 ponto na região metropolitana de São Paulo.

Atualmente a RedeTV! exibe os jogos da NFL, a liga esportiva profissional de futebol americano dos Estados Unidos. O acordo firmado em agosto de 2022 garantiu a transmissão das partidas da temporada regular da NFL, os playoffs e o Super Bowl pelos próximos três anos. A emissora ainda conta com uma série de conteúdos especiais durante a programação, além de um formato semanal dedicado à NFL com o balanço e análises das rodadas, curiosidades da competição, perfis dos atletas, melhores momentos da história do torneio e a participação de especialistas e convidados especiais.

Leia mais