PLURAL, MAS DEPENDE DO DIA

Globo se pronuncia após censurar cena de beijo de Clara e Helena em Vai na Fé

Imagem com foto da cena de beijo com as personagens Helena (Priscila Sztejnman) e Clara (Regiane Alves) na novela Vai na Fé, da Globo
Globo cortou ceja de beijo das personagens Helena (Priscila Sztejnman) e Clara (Regiane Alves) em Vai na Fé (foto: Reprodução/Globo)

A Globo causou revolta nos telespectadores após censurar uma cena de beijo das personagens Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) em Vai na Fé. A sequência estava prevista no resumo do episódio de quarta (10), que foi divulgado pela própria emissora, mas o momento acabou eliminado da novela escrita por Rosane Svartman. No capítulo, a mãe de Rafa (Caio Manhente) sentiria um clima com a personal e a beijaria por vontade própria. No primeiro beijo, o contato havia acontecido por causa da pressão provocada por dois homens inconvenientes.

O que você precisa saber

  • A Globo revoltou os telespectadores após censurar uma cena de beijo das personagens Clara e Helena em Vai na Fé;
  • O conteúdo chegou a ser divulgado pela emissora, que se arrependeu e eliminou a passagem do capítulo que foi ao ar;
  • “Toda novela está sujeita a edição. Uma rotina que atende às estratégias de programação ou artísticas“, justificou a líder de audiência.

A Comunicação da emissora enviou a seguinte nota sobre o corte do beijo de Clara e Helena em Vai na Fé: “Toda novela está sujeita a edição. Uma rotina que atende às estratégias de programação ou artísticas. Isso, inclusive, é sinalizado nos resumos de capítulos divulgados pela Globo”. Nas redes sociais, telespectadores reclamaram da decisão. Até a atriz Regiane Alves se pronunciou sobre a censura no folhetim das 19h.

Leia mais: Alessandra Scatena revela arrependimento por conversa difícil com Gugu Liberato
Leia mais: Joel Datena revela teste inusitado com o namorado da filha: “Tomar uma cachacinha”

“Devagar e sempre. Um passo de cada vez para a construção de um futuro onde todas as formas de amor possam ser aceitas e celebradas”, escreveu a intérprete em um microblog. Na plataforma de mensagens curtas, telespectadores protestaram com o uso da hashtag Queremos beijo Clarena, que ficou entre os assuntos mais comentados. Na descrição do roteiro da cena, revelada por um site parceiro do UOL, Rosane Svartman escreveu: “Elas não conseguem parar de se olhar. A respiração fica mais curta e elas vão se aproximando até que seus lábios se tocam assim, numa posição invertida, tipo Mary Jane e Homem-Aranha”.

A Globo também cortou parte do diálogo entre as personagens do folhetim. “Claro que você queria se vingar dele. Como eu pude acreditar que você me beijou por minha causa?”, reclamaria a personagem vivida por Priscila Sztejnman após Clara fazer um desabafo sobre Theo (Emilio Dantas). “Não. Não foi isso! Foi por você, mas eu tive coragem por isso, entende?”, responderia a dondoca interpretada por Regiane Alves. O canal só exibiu uma discussão sobre os limites da relação entre cliente e profissional, que constava no roteiro após o tão aguardado beijo.

Leia mais