Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
BOM DIA SÃO PAULO

Globo é condenada na Justiça por reportagem com informação falsa

Imagem com foto do âncora Rodrigo Bocardi no Bom Dia São Paulo, da Globo, em março de 2016
Rodrigo Bocardi, âncora do Bom Dia São Paulo, em março de 2016; Globo foi condenada por erro em reportagem (foto: Reprodução/Globo)

A Globo foi condenada pela Justiça a pagar aproximadamente R$ 15 mil a um comerciante que foi alvo de uma reportagem errada exibida no Bom Dia São Paulo. Em março de 2016, o telejornal matinal informou que o homem havia atirado em um motorista que estava disputando um racha e bateu o veículo em sua loja de pneus. “O dono da loja achou que era um bandido tentando entrar e saiu atirando”, reportou o noticioso. Na época, a emissora também divulgou que o motorista foi atingido no pescoço e estava hospitalizado.

O que você precisa saber

  • A Globo terá que indenizar um homem alvo de uma reportagem errada exibida no Bom Dia São Paulo;
  • O telejornal da líder de audiência acusou um comerciante de atirar em um motorista que estava disputando um racha;
  • Ele, no entanto, sequer estava no local em que o acidente aconteceu;
  • A emissora foi obrigada a pagar uma indenização de R$ 15 mil ao homem alvo da reportagem errada.

O comerciante entrou com um processo na Justiça e provou que sequer estava no local no momento do acidente – ele estava jogando futebol com amigos. A vítima da informação errada disse na ação que, após a reportagem “mentirosa”, seus clientes desapareceram e o estabelecimento passou a ficar sempre vazio, “sem falar na tristeza de ser apontado como atirador”. “O que houve foi um absurdo, a repórter não pestanejou em acusar o autor [do processo] de forma dura e contundente, sem ter a preocupação de apurar a verdade real dos fatos”, argumentou o advogado Agnaldo Dias Almeida, que representa o comerciante, à Justiça.

Leia mais: Globo faz proposta para contratar jornalistas da ESPN, mas leva porta na cara
Leia mais: Band é condenada pela Justiça por demitir apresentadora grávida

Em sua defesa, a Globo disse que não exibiu o nome ou imagem do comerciante em nenhum momento, assim como também não identificou o estabelecimento. Os representantes da emissora disseram que a informação sobre o disparo contra o motorista havia sido repassada por parentes dele. O canal relatou também que depois atualizou a reportagem, informando que a própria vítima do disparo havia informado à polícia que o atirador era “um homem de bicicleta”. “Foram expostas todas as versões apresentadas. Ao final, foi confirmado expressamente que o dono da loja não teve nada a ver com o incidente”, disse a companhia.

Segundo informações do colunista Rogério Gentile, do UOL, a Globo foi condenada em todas as instâncias e não cabe mais recurso, já que o processo foi transitado em julgado. A rede da família Marinho poderá apenas contestar o cálculo da atualização dos valores, considerando juros e correção monetária. “Não há como negar a conduta inadequada do agente [Globo], publicando informações falsas sobre o autor [do processo] sem ao menos verificar a veracidade das informações obtidas”, escreveu a desembargadora Sílvia Espósito Martinez na decisão. A determinação para o pagamento foi dada pelo juiz Cláudio Salvetti D’Angelo no dia 3 de maio.

Leia mais