Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EX-JOGADOR

Craque Neto reafirma que teve atitude racista ao cuspir em árbitro: “Fui covarde”

Imagem com foto do apresentador Craque Neto em Os Donos da Bola
Craque Neto falou sobre polêmicas e reafirmou que teve atitude racista ao cuspir em juiz durante um jogo de 1991 (foto: Reprodução/Band)

O apresentador José Ferreira Neto, o Craque Neto, foi entrevistado por Mano Brown na quarta temporada do podcast Mano a Mano, da plataforma de streaming de áudio Spotify. Na atração, que teve detalhes adiantados pelo colunista Allan Simon, do UOL, o comunicador da Band falou sobre polêmicas de sua vida e sobre sua relação com o racismo. Na conversa com Mano Brown, ele reafirmou o que disse durante uma edição de Os Donos da Bola em abril, no qual afirmou que foi racista ao cuspir no árbitro José Aparecido de Oliveira durante um jogo do Corinthians contra o Palmeiras em 1991.

O que você precisa saber

  • Apresentador da Band, o ex-jogador Neto reafirmou que foi racista ao cuspir em um árbitro de futebol em 1991;
  • Fui covarde, sujo e racista. Eu tinha que ter pedido perdão, e pedi perdão para ele e para Deus. E ele me perdoou”, afirmou o comunicador;
  • Ele ainda ressaltou que não teria cuspido no juiz José Aparecido de Oliveira se ele tivesse a pele branca.

“Essa foi a maior covardia que eu fiz. A verdade é que fui covarde, sujo e racista”, disse Neto. “Se ele (Zé Aparecido) fosse branco você não cuspiria?”, questionou Mano Brown. “Se fosse o Dulcídio (Wanderley Boschilia, também ex-juiz de futebol) eu ia cuspir? Não”, continuou Neto. “Quando eu cuspi no Zé Aparecido, eu cuspi em um árbitro negro, e aí o que aconteceu? Ele se f… Ele perdeu mais do que eu. Eu ganhei, para as pessoas, porque eu era o ‘f…..’, que ‘o juiz roubou’, que me expulsando ele queria que o Palmeiras ganhasse. Não, não. Eu fui o racista, eu fui o covarde. Eu que tinha que ter pedido perdão, e pedi perdão para ele e para Deus. E ele me perdoou”, afirmou.

Leia mais: Antero Greco volta a apresentar programa na ESPN e fala sobre tratamento
Leia mais: Celso Portiolli diz que não tem vontade de apresentar reality na Globo: “Pagando bem”

Surpreso com a fala de Neto reconhecido o racismo, Mano Brown o chamou de “corajoso”. Ainda de acordo com a publicação, o contratado da Band disse ter maiores referências Malcolm X e Martin Luther King Jr. Ele também citou nomes como Barack Obama, Michelle Obama e Pelé (1940-2022). “Nesse país preconceituoso, nesse país racista, sem educação, nesse país onde um branco como eu sou, de olho azul, entra em um supermercado de bacana e ninguém fala p… nenhuma, e aí entra um negro que tem muito mais condições [financeiras] do que eu, e ele é olhado pela sua aparência física. E eu fico muito puto com isso. Eu combato isso no Os Donos da Bola”, disse Craque Neto.

O comunicador disse que atualmente é muito mais combativo na sua profissão. “Eu comecei a combater os grandes, a combater esse genocida que estava aí, a combater as pessoas que fazem mal, a dizer às pessoas que todos são iguais perante a Deus. Eu sou um cara que tem poder na fala, eu tenho poder na televisão, eu tenho poder no argumento, e eu tenho uma audiência muito forte. Então o meu poder não pode ser um poder sujo”, ressaltou. Craque Neto adiantou que tem planos de dirigir o Corinthians e comentou que pretende transmitir futebol com imagens em seu canal no YouTube. “Eu tenho o entendimento de que daqui a uns dois anos eu terei cacife e também patrocinador. O patrocinador vai comprar e vai botar na minha rádio, porque ele sabe que a minha rádio vai dar audiência pra ele, e aí eu ganho dinheiro”, disse ele.

Leia mais