Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
VIVIANE ROMANELLI

Apresentadora lamenta falência de canal que fez história na TV: “Fiquei em choque”

Imagem com foto da apresentadora Viviane Romanelli, que lamentou fim do Shoptime na TV
Viviane Romanelli na sede da Record no Rio de Janeiro; apresentadora lamentou fim do Shoptime na TV por assinatura (foto: Reprodução)

Uma dos nomes mais conhecidos do Shoptime, a apresentadora Viviane Romanelli foi surpreendida com a informação de que o canal de vendas será extinto na TV por assinatura e nas antenas parabólicas a partir de 1º de junho, ficando disponível apenas nas plataformas digitais. Em entrevista, a comunicadora disse que até hoje é lembrada pelo trabalho desempenhado na companhia entre 1995 e 2004. Atualmente, ela é contratada da Record do Rio de Janeiro, onde comanda o programa de loterias Rio de Prêmios nas manhãs de domingo.

O que você precisa saber

  • Apresentadora que marcou época no Shoptime, Viviane Romanelli falou sobre a falência da operação televisiva da empresa;
  • Fiquei em estado de choque. Muito triste. Fomos pioneiros em um canal de vendas na TV, que acabou se tornando um canal de entretenimento”, afirmou;
  • A comunicadora diz que até hoje recebe mensagens de admiradores que acompanharam o seu trabalho na emissora, mesmo tendo ficado apenas oito anos na rede.

“Fiquei em estado de choque [ao receber a notícia sobre o fim do canal Shoptime na TV]. Muito triste. São 27 anos de história. Fomos pioneiros em um canal de vendas na TV, que acabou se tornando um canal de entretenimento. É uma pena. Meu coração ficou partido”, disse ela em conversa com o repórter Walter Felix, do site NaTelinha. Apesar de ter ficado no Shoptime apenas por oito anos, até hoje ela é abordada por telespectadores que acompanhavam o canal que estreou na TV por assinatura em 1995. “Fiquei somente 8 anos no Shoptime, depois fui para outros lugares. Estou há 16 no Rio de Prêmios da Record, e muitas pessoas ainda lembram de mim pela época do Shoptime”, disse ela.

“Acabei de receber uma mensagem de uma seguidora dizendo: ‘Estou com tanta saudade de você no Shoptime’. Costumo dizer que tenho ‘baixinhos’, que cresceram junto comigo naquela época, além dos que me acompanham agora”, disse a apresentadora. Convidada há alguns anos para uma festa de aniversário do canal, ela revelou que reviveu toda a memória dos anos que passou na companhia de vendas. “Quando cheguei lá naquele estúdio, veio toda a memória de tudo que a gente viveu ali. Era muito divertido. Enfim, passou. Vão ficar nas plaltaformas digitais e no aplicativo, mas vai ser a mesma coisa, não é?”, concluiu.

Leia mais: Shoptime anuncia fim das transmissões na televisão por assinatura e nas parabólicas
Leia mais: Ciro Bottini lamenta falência de canal que fez história na televisão: “Tristeza”

Conforme publicado pelo TV Pop, a decisão de tirar o Shoptime das operadoras de TV e das antenas parabólicas foi tomada em razão do processo de recuperação pela qual passa a Americanas. S.A., que está em recuperação judicial em razão de dívida que soma R$ 47,9 bilhões. Em fevereiro, os escritórios de advocacia Zveiter e Bruno Rezende, administradores judiciais da Americanas, informaram à 4ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que a dívida total do grupo soma R$ 47,9 bilhões. A lista de credores conta com 7.967 nomes.

“A Americanas S.A., detentora da marca Shoptime, informa que foram realizadas mudanças na estratégia da TV Shoptime. A partir de junho, a operação em televisão fechada do Shoptime será reestruturada. Seguindo o plano previsto pela companhia, o conteúdo televisionado será migrado para as plataformas de digitais Shoptime, com possibilidade de transmissão nas plaltaformas e app da Americanas, combinando a experiência de demonstração de produtos e alcançando um público ainda maior”, explicou a assessoria de imprensa do Shoptime.

A história do Shoptime

O Shoptime foi lançado 6 de novembro de 1995 em um plano de expansão da operadora Multicanal, que posteriormente passou a se chamar NET (atualmente Claro). Na época, o canal de televendas teve como inspiração o formato de home shopping dos Estados Unidos, que já contava com redes como HSN e QVC com programação 24 horas dedicada a divulgação de ofertas de produtos. Entre os acionistas, além da operadora de TV, estavam as Organizações Globo, que tinha 40% de participação, e as Lojas Americanas, com 10%. Anos depois, a empresa foi integrada totalmente ao grupo B2W Digital, que em 2021 passou a se chamar Americanas S.A..

Com programação ao vivo e disponibilizada gratuitamente também via antenas parabólicas, o Shoptime passou a fazer muito sucesso entre os telespectadores. Pelo canal passaram nomes como Ciro Bottini, Viviane Romanelli, Rodolfo Bottino (1959-2011), Monique Evans, Marcos Veras, Carlos Takeshi e Ramon Gonçalves. Atualmente, tem como apresentadores Renata Pitanga, Flávia Bonato, Fabiana Boal, Davi Lopes, Bárbara Martins, André Saporetti, Adriana Tolentino e Andréa Bueno. Nas redes sociais, o público tem lamentado a saída da TV por assinatura.

Leia mais