Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
VANESSA GIÁCOMO

Atriz de Travessia é demitida da Globo após 19 anos de contrato

Imagem com foto da atriz de Travessia Vanessa Giácomo durante participação no Altas Horas
Vanessa Giácomo durante participação no Altas Horas; atriz não teve contrato fixo renovado com a Globo (foto: Divulgação/Globo)

No banco de elenco da Globo há 19 anos, a atriz Vanessa Giácomo não teve o contrato fixo renovado com a emissora após interpretar Leonor em Travessia (2022), trama escrita por Gloria Perez que anotou a segunda pior audiência da faixa das 21h do canal. Na empresa, o primeiro trabalho da artista foi como a protagonista Zuca no remake de Cabocla (2004). Antes do papel de destaque na trama de Benedito Ruy Barbosa, ela havia feito apenas participações em Malhação (1995-2020) e no Linha Direta, em episódio de 2003.

O que você precisa saber

  • Funcionária da Globo há 19 anos, Vanessa Giácomo foi dispensada pela Globo com o final de Travessia;
  • Ela deixa o canal de portas abertas e poderá voltar a trabalhar na rede, mas contratada apenas durante suas obras;
  • Com o fim de sua exclusividade com a líder de audiência, a atriz deverá se dedicar a projetos nas plataformas de streaming.

De acordo com informações adiantadas pela colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, Vanessa Giácomo já tem novos projetos em vista para as plataformas de streaming. Ela foi escalada para a série Chuva Negra, produção lançada pelo Globoplay e em parceria com Canal Brasil, e também faz parte da equipe de elenco de O Jogo que Mudou a História, também do serviço de vídeos da Globo. Nos últimos anos, a emissora tem colocado fim na política de contrato a longo prazo para enxugar a folha de pagamento e cortar gastos.

Os artistas demitidos pela Globo podem voltar às produções do canal em acordos fechados por obra. Recentemente, também foram dispensados nomes famosos como Osmar Prado, Isis Valverde, Marieta Severo, Antonio Fagundes, Marjorie Estiano, Stenio Garcia, Matheus Nachtergaele, Jayme Matarazzo, Gabriela Duarte, Mateus Solano, Bruna Linzmeyer, Giovanna Antonelli, Juliana Paes, Alice Wegmann, Danton Mello e Isabelle Drummond. Os autores Vincent Villari, Maria Adelaide Amaral e Elizabeth Jhin também não tiveram o contrato renovado.

Leia mais: Sabrina Sato fala sobre apresentar reality com ex-namorado: “Tem uma química boa”
Leia mais: Sucesso em Pantanal, Isabel Teixeira será protagonista de nova novela da Globo

O primeiro trabalho de Vanessa Giácomo na Globo foi uma participação pequena na nona temporada de Malhação (1995-2020), exibida em 2002. Em seguida, ela atuou em um episódio do programa de casos policiais Linha Direta, em 2003. Após viver a protagonista Zuca na nova versão de Cabocla (2004), integrou o elenco de produções como Clara e o Chuveiro do Tempo (2006), Sinhá Moça (2006), Amazônia, de Galvez a Chico Mendes (2007), Duas Caras (2007), Paraíso (2009), Caras & Bocas (2009), Morde & Assopra (2011) e Gabriela (2012).

A atriz também esteve em Amor à Vida (2013), A Mulher da Sua Vida (2014), Império (2014), A Regra do Jogo (2015), Pega Pega (2017), O Outro Lado do Paraíso (2018), O Sétimo Guardião (2018), Filhas de Eva (2021), Cara e Coragem (2022) e Travessia (2022), sua novela mais recente como contratada fixa da Globo. Na série Chuva Negra, produzida e transmitida pelo Canal Brasil e disponível no catálogo da Globoplay, ela interpretou a personagem Julie. A série foi produzida com orçamento muito baixo e teve ajuda de leis de incentivo do governo de São Paulo para ser concluída.

Leia mais