Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
ALERTA DE DEMISSÕES

Faustão causa prejuízo milionário na Band, e Datena perde até helicóptero

Imagem com montagem das fotos dos apresentadores Faustão e Datena, da Band
Fausto Silva e José Luiz Datena; Band cortou até combustível de helicóptero por causa de prejuízo financeiro (foto: Renato Pizzutto/Band/Reprodução)

A Band iniciou uma delicada operação financeira para tentar colocar as contas em dia após a desastrosa segunda passagem de Faustão pela emissora. De acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (7), o canal decidiu suspender até o uso de helicóptero que auxiliava o apresentador Datena no Brasil Urgente para amortecer uma grande demissão de funcionários prevista para os próximos dias. O rombo deixado pelos altos investimentos no Faustão na Band, que começou a ser produzido em 2021, seria R$ 100 milhões. É o dobro do que se era comentado inicialmente.

O que você precisa saber

  • A desastrosa passagem de Faustão pela Band fez estragos nos cofres da emissora;
  • Com um rombo estimado em cerca de R$ 100 milhões, o canal planeja fazer uma demissão em massa nos próximos dias;
  • Tradicional elemento do Brasil Urgente, nem mesmo o helicóptero usado por José Luiz Datena foi poupado dos cortes da rede.

Os detalhes foram adiantados pela colunista Cristina Padiglione, do site F5, da Folha de S. Paulo. A Band foi consultada pela publicação, mas preferiu não se manifestar sobre as cifras do suposto rombo deixado pelo programa de Faustão. A companhia também foi questionada sobre a possibilidade de demissões em todos os departamentos, e a falta de combustível que afeta o helicóptero do Brasil Urgente e carros de reportagem. Apesar de a aeronave ser de propriedade da rede, o custo operacional suspenso pode ajudar a reduzir a lista de demissões. A equipe responsável pela manutenção e utilização do helicóptero já foi avisada da suspensão dos trabalhos.

Leia mais: Globo encarna Datena, mostra foto de vítimas fatais em acidente e choca público
Leia mais: Band avança com planejamento e quer Perrengue substituindo Faustão

Conforme publicado pelo TV Pop, a Band já definiu o projeto que irá ocupar parte do horário da noite no segundo semestre deste ano após rescindir o contrato com Fausto Silva por causa do alto salário, baixo faturamento e a audiência aquém do esperado. Se trata de um programa diário e com conteúdo factual para aproveitar o pico de ibope recebido do Jornal da Band, que garante resultados na casa dos 5 pontos na região metropolitana de São Paulo. Inicialmente foi divulgado que a nova atração seria comandada por Glenda Kozlowski e Zeca Camargo, mas o ex-contratado da Globo já negou participação. Também há um estudo para que o humorístico Perrengue seja exibido de segunda a sexta, das 21h45 às 22h30.

Outra mudança que ocorrerá nos próximos meses é a volta do MasterChef para a sede da Band. Após a gravação da atual temporada, o reality comandado por Ana Paula Padrão deverá deixar as instalações dos Estúdios Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP), que foram alugados em novembro de 2021. O formato precisou deixar o espaço que ocupava no maior estúdio da companhia para uso exclusivo e permanente da produção de Faustão.

A expectativa da Band era de que Fausto Silva anotasse médias na casa dos 6 pontos na região metropolitana de São Paulo, mas o programa vem sendo ameaçado até pela TV Cultura e registrado médias entre 2 e 3 pontos. Fausto Silva já havia passado pela Band entre 1986 e 1989, antes de ser contratado pela Globo para comandar o Domingão do Faustão (1989-2021).

Leia mais