Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Band inicia cortes para cobrir rombo de Faustão e demite apresentadora do 1º Jornal

Foto da apresentadora Maiara Bastianello no estúdio da Band
Maiara Bastianello foi demitida pela Band após 15 anos na emissora (foto: Reprodução/Band)

A Band deu início ao seu processo de readequação de custos para cobrir o rombo milionário causado pela fracassada passagem de Faustão pela emissora. Contrariando a expectativa de boa parte dos funcionários da empresa, que apostavam que a demissão em massa começaria apenas na próxima semana, o canal decidiu começar os cortes em pleno plantão de feriado. Maiara Bastianello, uma das principais repórteres do Jornal da Band e apresentadora do 1º Jornal e do BandNews TV, foi demitida pela rede depois de terminar o seu expediente nesta sexta-feira (9).

O que você precisa saber

  • No Jornalismo da Band há 15 anos, Maiara Bastianello foi demitida pela emissora nesta sexta-feira;
  • A saída da apresentadora do 1º Jornal marca o início da demissão em massa provocada pelo desastroso desempenho de Faustão;
  • Nos bastidores, a expectativa é de que novos cortes sejam anunciados ainda neste final de semana.

A reportagem do TV Pop apurou que a demissão de Maiara causou perplexidade na Redação do canal de notícias. Horas antes de ser avisada de seu desligamento, ela havia sido convocada para fazer uma série de entradas ao vivo direto da Cinemateca Brasileira, entrevistando diversas personalidades do cenário político, como Marcelo Freixo, presidente da Embratur. Não é habitual que os executivos da Band demitam profissionais depois de suas jornadas de trabalho — normalmente, os colaboradores demitidos são alertados antes mesmo de começarem a trabalhar.

Maiara Bastianello trabalhava no Grupo Bandeirantes desde 2008: ela começou a sua trajetória pela empresa como produtora-trainee de alguns dos principais programas da rede, como o Brasil Urgente, e rapidamente foi efetivada como produtora da BandNews FM. A jornalista ganhou a sua primeira oportunidade na televisão em agosto de 2019, junto com a estreia do Bora SP, formato que ela se tornou âncora entre abril de 2020 e agosto do ano passado, quando o matinal foi cancelado já como parte de um processo de contenção de custos pelos resultados ruins de Faustão.

Mantida na emissora, assim como toda a equipe do extinto telejornal, Maiara se tornou uma das principais repórteres do Jornal da Band, fazendo conteúdos factuais e séries de reportagem para o principal noticioso da rede. Além disso, ela era uma das âncoras das manhãs da BandNews TV e fazia parte do time de apresentadores do 1º Jornal — desde a saída de João Paulo Vergueiro, no fim de 2022, o formato das madrugadas vinha sendo comandado em revezamento por ela, Gustavo Carvalho e Israel Goldenstein, também âncoras do canal de notícias do conglomerado midiático.

Internamente, a expectativa é de que novos cortes devem acontecer ao decorrer do final de semana — e que a demissão em massa se intensificará a partir de segunda. Procurada pela reportagem, a Band informou ao TV Pop que não irá se manifestar sobre as demissões e o processo de readequação de custos da companhia.

Leia mais