Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
GIULIANNO CARTAXO

TV Brasil demite ex-apresentador da Record contratado na gestão Bolsonaro

Imagem com foto do apresentador Giulianno Cartaxo, que foi demitido da TV Brasil
Giulianno Cartaxo era apresentador do Repórter DF na TV Brasil; jornalista foi demitido (foto: Reprodução/TV Brasil)

Contratado pela TV Brasil em 2021, o jornalista Giulianno Cartaxo foi demitido da emissora controlada pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação), mantida pelo Governo Federal. O profissional, que chegou na companhia na gestão de Jair Bolsonaro (2019-2022), era apresentador e editor-chefe do Repórter DF, telejornal local transmitido na faixa das 12h para o Distrito Federal. Em publicação nas redes sociais, ele confirmou o desligamento e disse que a atual direção decidiu encerrar a produção de jornalismo local em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

O que você precisa saber

  • Giulianno Cartaxo, contratado pela TV Brasil na gestão Bolsonaro, foi demitido da emissora pública;
  • O profissional era apresentador do telejornal local Repórter DF;
  • A nova gestão da EBC decidiu encerrar a produção do jornalismo local em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro;
  • Em publicação nas redes sociais, o jornalista lamentou a decisão agradeceu os colegas pelo período de trabalho na TV do governo.

“Pouco mais de dois anos! Tempo suficiente para me apaixonar por essa emissora maravilhosa! Só de pensar que trabalhei 15 anos aqui do ladinho… e não tinha ideia do tamanho disso aqui! Uma estrutura que não deixa nada a desejar a nenhuma das chamadas grandes! Profissionais incríveis! Amigos, atenciosos, dedicados e superexperientes! O resultado não poderia ser outro! Pegamos um horário morto, que dava traço de audiência, e em menos de um ano já estávamos brigando com as primeiras no Ibope”, iniciou Cartaxo na legenda de uma postagem em uma plataforma de fotos.

Leia mais: Regina Volpato revela que foi para o SBT por promessa de ganhar mais dinheiro
Leia mais: Ator de Terra e Paixão recebe cantadas de homens casados com mulheres

“Algo incrível para uma emissora pública! Nas ruas, o reconhecimento do povo é o termômetro mais importante! E o povo do nosso quadradinho passou a assistir a confiar na força do Repórter DF. Mas, infelizmente, já aprendi que nada é para sempre (exceto o amor de Deus)! A nova gestão decidiu pôr fim ao jornalismo local nas três praças (RJ, SP e DF). A nova linha editorial pretende priorizar as pautas nacionais. Cada um com suas opções! Fica o aprendizado, o carinho, o respeito, o amor por essa casa tão rica que é a EBC! Que venham as novas missões e os novos desafios!”, finalizou o apresentador.

Em fevereiro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou o jornalista Hélio Doyle como presidente da EBC. Em postagem nas redes sociais, após ser questionado por um seguidor, o novo chefe do conglomerado de mídia público já havia adiantado que não estavam previstos reforços no jornalismo local e que iria concentrar os esforços em um único noticioso. “Vamos ter um jornal de 90 minutos na TV Brasil e boletins durante a programação. EBC será melhor”, disse.

“Neste primeiro momento, não [haverá investimentos no jornalismo local]. Mas haverá noticiário regionalizado, e não apenas de Brasília, Rio e SP. Preferimos nos concentrar em um ótimo telejornal do que em vários com dificuldades. Os jornalistas são os primeiros a reclamar da falta de pessoal e recursos para o jornalismo”, explicou Doyle em 25 de abril. Uma outra mudança que está sendo preparada é a separação da comunicação pública da prestação de serviços ao governo. A NBR, que foi extinta no governo Bolsonaro, deverá voltar a operar com o nome TV Gov. Na antiga gestão, as ações do governo passaram a ser exibidas na programação da TV Brasil.

Quem é Giulianno Cartaxo? 

Antes de ser contratado pela TV estatal, Giulianno Cartaxo atuou na Record de Brasília por cerca de 15 anos. Na filial da emissora paulista, ele foi repórter, apresentador titular do DF no Ar e, eventualmente, comandou outros telejornais produzidos na capital federal como Balanço Geral DF e Cidade Alerta DF. Ele também teve passagens pelas empresas de comunicação JK FM, RedeTV!, Rádio Câmara, SBT Brasília, TV Educativa e RádioWeb. Formado pela Universidade Federal da Paraíba, começou a carreira na rádio Constelação AM e também integrou o Sistema Correio de Comunicação, que controla a TV Correio, afiliada da Record no Estado.

Leia mais