Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
ALBERTO LUCHETTI NETO

Ex-diretor diz que Globo tentou abafar tragédia após assédio moral de Faustão

Imagem com foto do apresentador Fausto Silva no palco do Faustão na Band
Fausto Silva no palco do Faustão na Band; ex-diretor do Domingão acusou apresentador de assédio moral na Globo (foto: Band/Renato Pizzutto)

Ex-diretor do Domingão do Faustão (1989-2021), Alberto Luchetti Neto fez graves acusações contra o apresentador Fausto Silva em entrevista publicada nesta quarta-feira (14). O profissional, que comandou diversas atrações da Globo no final dos anos 1990 e no começo dos anos 2000, afirmou que o comunicador cometeu assédio moral contra funcionários e que o veterano teria influenciado o suicídio de uma mulher. “Ele humilhou tanto ela, que um dia ela tomou remédio, foi dormir e não acordou mais”, disse ao colunista Valmir Moratelli, da Veja.

O que você precisa saber

  •  Alberto Luchetti Neto, ex-diretor do Domingão do Faustão (1989-2021), acusou Fausto Silva de cometer assédio moral na Globo;
  • O profissional insinuou que o comunicador do Faustão na Band teria influenciado uma mulher a tirar a própria vida com remédios;
  • Ele também disse que o veterano tem o hábito de ajudar as pessoas e depois espalhar a informação por meio da assessoria de imprensa.

Alberto Luchetti dirigiu o Domingão de 1998 a 2000, quando se deu a acirrada disputa do programa com o Domingo Legal de Gugu Liberato (1959-2019). Na entrevista para a publicação, o ex-diretor da Globo comentou a ida de Faustão para a Band e revelou os bastidores de assédio moral de Fausto na emissora líder. “O assédio moral dele era o seguinte: tinha costume de esculhambar a produção no ar e de pedir desculpa no particular. Criticava o trabalho em rede nacional. O que ele fazia com o Caçulinha era de chorar! Ele o humilhava, dizia que ele não sabia tocar [teclado], que era ultrapassado. Falou tanto que a Globo tirou ele”, disse.

Leia mais: GloboNews estreia novo cenário de jornal e falhas viram piada: “Chaves”
Leia mais: Grávida, repórter do Encontro se declara para diretor da Globo

“Por exemplo, uma moça, Angela Sander, de tão perseguida por ele, tomou remédio e cometeu suicídio. Foi uma desgraça que a Globo tentou esconder por todos os meios. Eu já estava fora. Ela estava tão desesperada, ele humilhou tanto ela, que um dia ela tomou remédio, foi dormir e não acordou mais”, contou Luchetti. O diretor afirmou que Faustão tem o hábito de ajudar as pessoas e depois espalhar a generosidade por meio da sua assessoria de imprensa: “Fausto tem um grave defeito. Você está numa situação difícil, aí ele procura te ajudar… Só que depois pede para a assessoria divulgar que está te ajudando. Ele cansou de fazer isso com a Dercy Gonçalves”.

O ex-diretor do Domingão do Faustão também criticou a Band por ter contratado Fausto Silva. Questionado se teria sido cotado para comandar o Faustão na Band, que estreou em janeiro de 2022, ele afirmou que não aceitaria o desafio. “Não, eu não sou maluco de ter ido. Isso é uma irresponsabilidade dele e da cúpula da Band, de colocar um programa diário, no horário nobre, achando que o Faustão tinha o dinheiro da Globo. Ele achava que o dinheiro era dele, mas não. Tanto é que entrou um oportunista no lugar do Fausto, o Luciano Huck, e o dinheiro está lá do mesmo jeito. Quem tem a audiência e o dinheiro é a emissora. Ele não levou nem um, nem outro”, analisou.

Ex-diretor analisa fracasso do Faustão na Band

Alberto Luchetti também apontou os motivos para o término do programa, que sairá da grade de programação da Band em 28 de julho. “O problema não foi só a vaidade, que ele [Faustão] tem de forma latente. O problema foi o fígado dele. Ele saiu da Globo pela porta dos fundos, foi demitido por um diretorzinho. Saiu com o fígado virado, querendo dar um troco na Globo. Na Globo, ele fazia 52 programas semanais por ano, com todo o elenco, dinheiro e audiência da emissora. Aí na Band, sem estrutura, precisou fazer 60 em três meses. A probabilidade de dar errado era de 100%. Por isso, digo que é irresponsabilidade dele e da cúpula da Band. Ele não vai ter a vida financeira afetada (com a demissão), mas estamos falando em 300 demissões! Quem deveria ser demitido são os diretores que concordaram em pagá-lo. Não havia estrutura para isso ali”, sentenciou.

Leia mais