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JOANA THIMOTEO

Chefona do esporte da Globo explica inclusão de mulheres: “Estamos avançando”

Foto de diretora da Globo
Joana Thimoteo é Diretora de Eventos Esportivos da Globo (foto: Divulgação/Globo)

Joana Thimoteo entrou na Globo como estagiária há mais de 20 anos e está no cargo de Diretora de Eventos Esportivos há apenas quatro. A contratada da emissora carioca é a responsável pelo planejamento das coberturas de  eventos esportivos, como a Copa do Mundo Feminina, cuja disputa será entre julho e agosto. A jornalista pontuou que tem conquistado mais espaço para as mulheres, mas sinalizou que é uma longa caminhada.

“Sou a primeira mulher diretora do esporte e cheguei nesse lugar com muito esforço e trabalho, e não por uma ‘acomodação’. O que estamos fazendo depois disso em alguns momentos é, inclusive, uma inclusão dirigida. No meu caso, não foi. Cheguei em uma terra ainda um pouco explorada e ao chegar me deparei com um dado real de que tínhamos uma diferença de números muito grande entre mulheres e homens em uma redação esportiva da maior empresa de mídia do Brasil”, declarou ela.

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A diretora da Globo pontuou que foi um processo de enxergar o público feminino. “Temos os esportes femininos, praticado por mulheres, mas quem fala de esporte de uma maneira geral, historicamente, são os homens. Então ao chegar, o que tentei junto ao grupo que trabalha comigo, que são homens, foi dizer o seguinte: ‘mas por que estamos indo por esse caminho?’. As mulheres estavam abandonadas e nós temos como aproveita-las e trazê-las para esse consumo”, contou para a Revista Marie Claire.

Joana Thimoteo descarta uma mudança brusca no esporte. Na Copa do Mundo, Renata Silveira foi escalada como narradora e Ana Thaís Matos esteve ao lado de Galvão Bueno como comentarista. “Aos poucos, de uma forma constante, perene, sólida, estamos avançando, mas saímos do zero. O nosso avanço é muito feliz. Mas, quando olhamos em números a gente rema, rema, rema e parece que sai pouco do lugar”, pontuou.

As críticas pelas vozes femininas foram inevitáveis e continuam acontecendo. “Nós, em momento algum, assumimos uma bandeira feminina no esporte da Globo propositalmente porque não queremos que a gente siga tendo um choque entre gêneros”, explicou. “O Brasil é um país com essa oferta de população. Então, como empresa, queremos nos conectar com essa diversidade. Quero que todas as pessoas assistam as nossas plataformas. O reflexo do que você vê no ar é o que te faz conectar. Por isso, preciso ter no ar todo o tipo de gente falando sobre esporte”, detalhou.

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