Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
TRAMA BÍBLICA

Os Dez Mandamentos: Resumo dos capítulos de 26 a 30 de junho

Imagem com ate da novela Os Dez Mandamentos
Os Dez Mandamentos vai ao ar de segunda a sexta, na Record (foto: Divulgação/Record)

Quer saber em primeira mão o que vai rolar nos próximos capítulos da semana da novela Os Dez Mandamentos? Semanalmente, o TV Pop antecipa em primeira mão o que vai rolar nessa e em todas as novelas da televisão brasileira. É só clicar aqui e selecionar a sua trama preferida!

Segunda-feira, 26 de junho
Capítulo 180
Jetro, Zípora, Ada, Damarina, Jaque, Jerusa e os filhos de Moisés chegam ao acampamento dos filhos de Israel. Josué organiza uma fila de hebreus que desejam ser atendidos por Moisés. Aoliabe entra na tenda do libertador e avisa que Jetro e seus familiares acabam de chegar ao acampamento. Moisés fica surpreso com o aviso de Aoliabe e emocionado sai ao encontro de sua família. Ansiosa para conhecer a nora e os netos, Joquebede decide ir atrás de Moisés. Finalmente o casal se encontra e emocionados se jogam um nos braços do outro. Triste com a perda de Eliseba, Arão não sente fome e Eleazar insiste para o pai se alimentar. Eleazar se preocupa com o comportamento do pai que não consegue reagir à morte de Eliseba.

Terça-feira, 27 de junho
Capítulo 181
Moisés fica radiante ao rever os filhos, as cunhadas e Jetro. Joquebede se aproxima e Moises apresenta a mãe à Zípora e os demais. Josué diz a Ana que Arão voltou a se revoltar contra Deus e que precisa abrir o coração para superar a morte de Eliseba. Nadabe, Itamar e Aoliabe se encantam com as irmãs de Zípora. Abirão comenta com Corá sobre a beleza de Zípora. Miriã conhece a cunhada e faz elogios à Zípora. A notícia da chegada de família de Moisés se espalha pelo acampamento. Ada, Jaque, Jerusa e Damarina se encantam por Josué, mas Miriã diz que o rapaz já é comprometido. Jetro e Moisés conversam e se mostram muito felizes com o reencontro. Jetro fica impressionado com as histórias de Moisés sobre a libertação dos hebreus.

Quarta-feira, 28 de junho
Capítulo 182
Hur pede a Miriã que toque um pouco de harpa. Uma grande festa tem início. Apuki diz que não faz questão de conhecer Jetro e as filhas. Simut, Gahiji e Chibale se arrumam para ir à festa e notam que Radina está desanimada. Distraído, Simut tromba com Jerusa e os dois quase caem no chão. Os dois discutem de forma engraçada. Jetro conversa com Arão e diz que sentiu muito quando perdeu a esposa e sozinho teve que criar sete filhas. Arão se mostra curioso e pergunta como conseguiu superar a perda da mulher. Jetro diz que Deus é a resposta e do amor pelas filhas. Hur diz que Miriã tem a voz mais bela de todo acampamento deixando Joquebede e Moisés intrigados.

Quinta-feira, 29 de junho
Capítulo 183
Uma enorme fila de hebreus se forma em frente à tenda de Moisés e esperam para serem atendidos. Jetro fica curioso e pede para acompanhar os atendimentos. Deus se manifesta a todo o povo. Moisés sobe ao Monte Sinai, onde fica na presença de Deus, quem lhe entrega as pedras com os dez mandamentos. Devido à demora de Moisés para retornar, o povo desiste de esperá-lo e pressionam Arão para fazer um falso deus. Cedendo à pressão, Arão faz um bezerro de ouro com as jóias que o povo tem. Eles dão início a uma festa muito barulhenta para adorar o bezerro como seu deus. Deus avisa Moisés que ele deve descer imediatamente e cuidar do seu povo. Ao ver o povo adorando o bezerro de ouro, Moisés se enfurece e quebra as tábuas de pedra com os dez mandamentos escrito pelo dedo do próprio Deus. Fim da primeira temporada.

Sexta-feira, 30 de junho
Capítulo 184
Início da segunda temporada: Ana desperta nervosa após pesadelo e relembra a morte dos familiares. Corá golpeia Apuki e Jairo e Judite também é atingida quando tenta salvar o filho. Joana consola Ana. Josué desabafa com Arão e demonstra tristeza por Ana o evitar. No Monte Sinai, Moisés conversa com Deus, que ordena Moisés a escrever as mesmas palavras nas tábuas que foram quebradas. Raios de fogo saem do meio da nuvem e começam a escrever Os Dez Mandamentos nas tábuas que estão nas mãos de Moisés. As letras são escritas uma a uma, em hebraico, enquanto Deus diz quais são as dez ordenanças. Moisés tem a visão de Deus. Zípora e Joquebede avistam um ponto brilhante no Monte Sinai enquanto Josué anuncia no acampamento que Moisés está de volta. Todos acompanham Moisés descendo o monte com as tábuas da aliança e o rosto resplandecendo. Moisés mostra as tábuas com Os Dez Mandamentos e discursa emocionado. Jetro, Betania, Adira, Menahem e o servo Natan ficam horrorizados com o ritual macabro em homenagem ao Baal Peor que veem no deserto. A família vai ao encontro do Rei Balaque. Moisés anuncia que Arão será o novo Sumo Sacerdote. No acampamento todos doam seus bens para a construção de um tabernáculo e Deus confia a Bezalel coordenar a construção. A família de Jetro é recebida pela rainha Elda. Corá leva o misterioso moabita Zur para o acampamento. Miriã fica enciumada quando Zípora toca na festa. Jerusa e Simut implicam um com o outro. Joana recorda da família. Ana, triste, lembrando da família e é consolada por Joquebede. Ada se insinua para Josué, Ana vê e fica com ciúmes. Jaque se impressiona com a beleza de Zur.

A reapresentação da novela Os Dez Mandamentos vai ao ar de segunda a sexta, às 15h30, na Record.

Os resumos dos capítulos da novela Os Dez Mandamentos são fornecidos pela emissora e estão sujeitos a mudanças em função da edição da trama. 

Leia mais