Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
TRAMA BÍBLICA

Os Dez Mandamentos: Resumo dos capítulos de 3 a 7 de julho

Imagem com ate da novela Os Dez Mandamentos
Os Dez Mandamentos vai ao ar de segunda a sexta, na Record (foto: Divulgação/Record)

Quer saber em primeira mão o que vai rolar nos próximos capítulos da semana da novela Os Dez Mandamentos? Semanalmente, o TV Pop antecipa em primeira mão o que vai rolar nessa e em todas as novelas da televisão brasileira. É só clicar aqui e selecionar a sua trama preferida!

Segunda-feira, 3 de julho
Capítulo 185
Um oficial verifica Jetro, que está deitado no chão, se fingindo de morto. Joana pensa em Arão e fica incomodada. Balaão aconselha ao rei a levar o corpo de Jetro para o deserto, para que as filhas continuem na expectativa da procura do pai. O rei concorda. Balaão combina detalhes da fuga com Betânia. Corá se oferece para ir a Moabe, mas já é tarde. A salvo e fora da cidade, Jetro aguarda, tenso, a chegada de sua família. Zur diz que precisa encontrar uma maneira de avisar a irmã sobre a busca de Moisés pelo sogro. Betânia, Adira e seus filhos, e o servo Natan estão em companhia de oficiais e das duas servas da rainha, já fora do palácio. Betânia se despede e diz que vai ficar para encontrar a filha. Guardas e servas dão por falta de Jetro e família e saem a caça deles. Adira e Betânia se despedem emocionadas. No acampamento, homens trabalham na construção do tabernáculo.

Terça-feira, 4 de julho
Capítulo 186
Zur encontra com mercadores e pede para que eles passem um recado a sua irmã, a rainha Elda, em Moabe. Betânia agradece a Deus por ter salvo sua família. Zur diz a Corá que mandou um recado para sua irmã por um comerciante no deserto. Jaque passa e ele se interessa. A rainha Elda desconfia que Balaão tem alguma coisa a ver com a fuga da família de Jetro. Ana chora de saudades da família e se consola com Joana. Depois de algumas taças de vinho, Gahiji beija Leila e os dois riem da situação. Arão se preocupa com a rebeldia de Joana. Hur é atencioso com Miriã durante a festa. Zur investe em Jaque, que fica encantada pelo forasteiro. Jetro e sua família fazem uma fogueira no meio do deserto e descansam. Betânia está com Balaão em sua sala e são surpreendidos por Tanya. Tanya flagra Betânia com Balaão. Eles disfarçam e o feiticeiro diz que a moça estava com dor de cabeça e veio pedir ajuda. Leila conta a Abigail que foi beijada por Gahiji.

Quarta-feira, 5 de julho
Capítulo 187
Tanya diz para a rainha que Betânia estava a sós com Balaão. Damarina lamenta com as irmãs que Nadabe está diferente com ela. Gahiji conta a Simut que beijou Leila, mas tem medo de perder sua amizade, pois ela pareceu assustada. Radina confessa a Joana que sente falta da Núbia, mas que já se acostumou a viver com os hebreus. Josué e Zelofeade estão acampados no meio do deserto quando um grupo de homens se aproxima e comenta que a fama de Moisés já se espalhou por todos os lugares. Nadabe procura por Moisés e diz que quer ser destituído do cargo de sacerdote. Moisés explica que a única maneira de deixar o cargo é se ele morrer. Corá discute com Bina. Abirão vê Libna chegar ao acampamento com os dois filhos e se esconde atrás da tenda. Calebe reconhece Quenaz, seu irmão, no grupo que chega ao acampamento. Eles se abraçam, emocionados. Josué e Zelofeade seguem viagem pelo deserto. Ao encontrar Moisés e Arão, Libna diz ter sido abandonada por Abirão, irmão de Datã. Os dois se olham, surpresos. Calebe e Quenaz conversam e matam a saudade. Balaque conta a Elda que Balaão sugeriu que ele se case com Betânia. A família de Jetro é surpreendida no deserto pela chegada de um grupo de oficiais moabitas. Oficiais moabitas avistam a família de Jetro e correm para alcançá-los, mas uma tempestade de areia engole os moabitas. Tanya conta a Betânia que o rei mantém a caçada a sua família. Abirão diz a Moisés que enfrentava problemas com a esposa, mas que sente a falta dos filhos. Libna relata para Zípora e Joquebede os maus tratos que sofria de Abirão.

Quinta-feira, 6 de julho
Capítulo 188
Jetro, Natan, Adira e os filhos encontram uma caverna para se abrigar e agradecem a Deus pelo livramento. Betânia finge surpresa quando Balaque diz que quer se casar com ela. Abiú, Eleazar e Itamar observam Nadabe, que está triste. Eleazar repreende Nadabe pela troca de olhares com Damarina e ele se irrita. Corá observa a situação e sorri sarcástico. Betânia aceita a proposta do rei desde que ele desista da busca por sua irmã. Balaque consente. Zípora comenta com Joquebede que está preocupada com o pai. Abirão demonstra arrependimento, mas a família não acredita. Corá se aproxima de Nadabe, para instigar a revolta do filho de Arão. Balaão hipnotiza o oficial sobrevivente para que ele não conte ao rei que Jetro está vivo. Gahiji se desculpa com Leila pelo beijo. Miriã provoca Radina e diz que não entende como uma princesa Núbia segue com os hebreus pelo deserto. Joana questiona a bondade de Deus. Arão conversa com Joana e explica que Deus não pode ser culpado pela morte de seu irmão na travessia do Mar. Abiú tenta se aproximar de Joana, mas ela o ignora. Zelofeade aconselha Josué a apressar o pedido de casamento para Ana. Emma conta para a Betânia que foi abandonada ainda bebê pela mãe que era sacerdotisa. Betânia fica intrigada com a revelação e acredita que a jovem possa ser sua filha. Moisés pede a Zípora que aconselhe a irmã, Damarina, a esquecer Nadabe. Uma cobra se aproxima de Abner quando Jetro e a família descansam na caverna. Todos se apavoram e Jetro pede que o filho de Adira não se mova. Jetro pede que ninguém se mexa e a cobra se afasta.

Sexta-feira, 7 de julho
Capítulo 189
Betânia pede que Emma guarde segredo sobre sua filha e fica na esperança de que a moça seja quem ela está procurando. Tales e Dumá, filhos de Abirão, conversam sobre o pai. Balaão realiza um ritual para o Deus Baal. Betânia o interrompe e pergunta se Emma é a filha que ela está procurando. O feiticeiro disfarça, e diz que só depois de se casar com o rei terá respostas. Gahiji evita encontrar com Leila desde o beijo. Simut e Jerusa começam a se entender. Miriã comenta com a mãe que Radina não tem aptidão para trabalhos manuais. Ana conversa com Joana e conta que Arão era revoltado assim como ela, antes de Deus falar com ele. Ana questiona se Joana não estaria interessada no Sumo Sacerdote. Moisés escreve o Êxodo enquanto a construção do tabernáculo avança. Zípora conversa com Damarina e explica a irmã que Nadabe, como sacerdote, não pode se casar com uma viúva. Ela assente, muito triste. Nadabe comunica a família que vai seguir o conselho deles e abrir mão de Damarina. Tales se recusa a ajudar na construção do Tabernáculo. Ada aproveita que Ana está sozinha para provocá-la sobre Josué. Joana se alegra com a chegada das amigas Yarin e Noemi ao acampamento. Libna se aconselha com Joquebede sobre como agir com os filhos. Moisés diz a Zípora que se Josué não voltar com notícias de Jetro ele irá pessoalmente até Moabe. Tanya fica espantada ao percebe uma tatuagem da deusa Aserá em Betânia. O mensageiro de Zur chega ao palácio e avisa que homens da confiança de Moisés estão a caminho de Midiã para certificar se Jetro e sua família estão bem. Josué e Zelofeade chegam à casa de Jetro e não o encontram. Um servo informa que há dias ele foi com a família para Moabe para a festa de aniversário do rei e não retornou. Josué se preocupa com a ausência de Jetro. Tanya muda de postura com relação a Betânia depois que descobre que ela foi uma sacerdotisa de Aserá e passa a respeitá-la.

A reapresentação da novela Os Dez Mandamentos vai ao ar de segunda a sexta, às 15h30, na Record.

Os resumos dos capítulos da novela Os Dez Mandamentos são fornecidos pela emissora e estão sujeitos a mudanças em função da edição da trama. 

Leia mais