Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
MUDANÇA NO FORMATO

Marcão do Povo é afastado do Primeiro Impacto após derrota contra Ludmilla

Imagem com foto do apresentador Marcão do Povo
Marcão do Povo foi afastado da apresentação do Primeiro Impacto; jornalista continua contratado do SBT (foto: Reprodução/SBT)

Contratado do SBT desde 2017, Marcão do Povo foi afastado da apresentação do Primeiro Impacto. Em uma sequência de decisões importantes tomadas nesta quinta-feira (29), a direção da emissora decidiu tirar o jornalista do comando do programa policial, que a partir de segunda (3) terá sua duração reduzida pela metade em razão da volta do Bom Dia & Cia. Marcão continua contratado do canal de Silvio Santos e ainda poderá ser visto na edição do jornalístico da manhã desta sexta (30). Com isso, o formato passa a ser comandado apenas por Felipe Malta, das 6h às 8h, e Darlisson Dutra, das 8h às 9h30.

O que você precisa saber

  • Marcão do Povo foi afastado da apresentação do Primeiro Impacto, do SBT, por tempo indeterminado;
  • O jornalista continua contratado do canal de Silvio Santos, mas deixará o comando do noticioso a partir de segunda (3);
  • A emissora reduziu a duração do jornalístico para exibir uma edição especial do Bom Dia & Cia no mês de julho, durante as férias escolares;
  • O afastamento do Primeiro Impacto ocorre após o comunicador sofrer uma derrota para a cantora Ludmilla na Justiça.

A informação sobre o afastamento de Marcão do Povo do Primeiro Impacto foi confirmada pelo SBT em um comunicado interno enviado para a Redação de Jornalismo e obtido pela reportagem do TV Pop. Oficialmente, o jornalista deixou a apresentação do jornal em razão de modificações no formato do programa. O desejo da direção da rede paulista é transformar o policialesco em um produto mais qualificado em conteúdo para os telespectadores. A saída de Dudu Camargo, no início de junho, foi apenas uma das primeiras alterações que serão colocadas em prática a partir de agora. Felipe Malta e Darlisson Dutra seguirão no programa normalmente.

Leia mais: Filha de Silvio Santos promove irmã, e SBT volta com Bom Dia & Cia após 15 meses
Leia mais: Rodrigo Faro confessa programa que não apresentaria da Record: “Não tenho vontade”

Marcos Paulo Ribeiro de Morais, conhecido como Marcão do Povo, está no SBT desde fevereiro de 2017. Na semana passada, a cantora Ludmilla usou as redes sociais para pedir a demissão do jornalista após ele ser condenado a pagar uma indenização de R$ 30 mil por injúria racial. O âncora havia sido absolvido na primeira instância, mas a artista recorreu da decisão e reverteu a derrota na 1ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

“No meio de tanta tragédia, finalmente uma notícia boa, Brasil! Chorei tanto quando saiu a notícia que eu tinha perdido esse processo, e hoje finalmente esse racista tá pagando. Não tanto quanto deveria, por me humilhar e fazer o que tantos brasileiros sofrem diariamente na pele, literalmente”, disse Ludmilla em uma rede social de mensagens curtas. “Hoje você vai ter que engolir as lágrimas de alegria que chorou naquele programa quando saiu o decreto de que você tinha ganhado a primeira etapa do processo. Agora cabe ao SBT decidir se vai manter um racista na casa!”, escreveu ela.

Marcão do Povo foi acusado pelo Ministério Público do Distrito Federal por injúria racial após chamar Ludmilla de “pobre macaca”, em 2017, na época em que ele era apresentador da versão local do Balanço Geral na Record Brasília. O comunicador foi absolvido pela 3ª Vara Criminal, em primeira instância, em março deste ano. Na última decisão, por 3 votos a 0, os desembargadores decidiram condenar o apresentador do SBT pelo crime. Segundo o G1, a prisão do acusado foi substituída por pena restritiva de direitos, que ainda será decidida pelo juízo da execução criminal.

Nas punições previstas estão a prestação de serviços comunitários e o pagamento de quantias a instituições sociais. Após a informação da condenação ser divulgada, Marcão do Povo publicou uma foto em uma rede social de fotos e vídeos em que aparece orando de joelhos. “Salmos 10:2. Na sua arrogância, os ímpios perseguem o pobre com fúria; que eles mesmos caiam nas ciladas que maquinaram”, disse o jornalista na legenda da postagem. A defesa dele informou à imprensa que irá recorrer dessa decisão.

reportagem com a colaboração de Jorge Cardoso

Leia mais