Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
MARIA JOSÉ SARNO

Ex-repórter da Globo e GloboNews morre aos 63 anos e colegas de trabalho desabafam

Imagem com foto da jornalista Maria José Sarno na época em que ela era repórter da Globo
Maria José Sarno foi repórter da Globo; na GloboNews, a jornalista foi editora de texto e editora executiva (foto: Reprodução/Globo)

Maria José Sarno, ex-repórter da Globo e da GloboNews, morreu aos 63 anos na manhã de domingo (2), em São Paulo. Conhecida pelos colegas da Redação como Zezé, a jornalista estava internada há seis dias no Hospital A. C. Camargo, mas não resistiu às complicações de um câncer na base do crânio. De acordo com informações divulgadas pelo G1, o sepultamento aconteceu às 10h de segunda-feira (3), no Cemitério Congonhas, na zona sul da capital paulista.

O que você precisa saber

  • Maria José Sarno, ex-repórter da Globo e da GloboNews, morreu aos 63 anos na manhã de domingo (2);
  • Internada há seis dias, a jornalista não resistiu às complicações de um câncer na base do crânio;
  • Ela trabalhou no conglomerado de mídia durante quase 30 anos, onde também foi editora de texto e editora executiva na GloboNews.

A jornalista trabalhou na Globo durante quase 30 anos. Ela começou a carreira na emissora como repórter, em meados dos anos 1980, mas também foi editora de texto e editora executiva na GloboNews, o canal de notícias do conglomerado de mídia na TV por assinatura. A profissional era muito ativa na luta pelos direitos das mulheres e das causas sociais. A informação da morte dela foi informada inicialmente pelo telejornal local Bom Dia São Paulo.

+ Viviane Romanelli expõe cartas de presidiários enviadas antes da falência do Shoptime
+ Ex-ator da Record, Ângelo Paes Leme analisa novela campeã de ibope: “Era muito forte”

Ex-repórter saiu da Globo em 2017

Maria José Sarno deixou a Globo em fevereiro de 2017. Também formada em Psicologia, ela passou a se dedicar integralmente ao trabalho como terapeuta. Em entrevista concedida ao site Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, ela falou sobre como a dedicação ao trabalho fazia ter menos tempo para o filho. Segundo ela, a “rotina de trocas e convivências são fundamentais para driblar as dificuldades de manter o trabalho de jornalista e também as responsabilidades que se tem com a família”.

“Sair uma vez por semana para conversar é uma rotina que ela mantém com o filho desde que ele tem quatro anos de idade”, declarou. “É preciso reunir as mulheres em torno de lutas necessárias, como ter creches para trabalhar e ter os filhos com responsabilidade de forma mais tranquila. Mas é uma luta coletiva, não só das jornalistas, que deve ser encampada também pelos homens, para creche e educação de qualidade. Não vivemos nessa dicotomia”, concluiu ela.

Imagem com foto recente da jornalista Maria José Sarno nos bastidores da GloboNews
Maria José Sarno nos bastidores da GloboNews (foto: Reprodução/Globo)

Colegas lamentaram a partida da jornalista

Nas redes sociais, colegas que conviveram com Maria José Sarno na Redação da Globo lamentaram a partida da jornalista. Ela deixou o marido, o artista plástico Jorge Tafarel, o filho Marco Aurélio e a neta Helena. “Maria José Sarno, a repórter que enxergava a realidade com o coração generoso treinado na sua experiência com as comunidades eclesiais de base. A nossa querida colega Zezé, que reinventou a vida ensinando o melhor jornalismo para as novas gerações”, escreveu Graziela Azevedo, repórter da emissora líder em São Paulo.

“A nossa querida Zezé nos deixou, sem antes pavimentar um caminho inteiro de generosidade, exemplo de força, referência de profissão! Foi um privilégio te conhecer e trabalhar com você! Segue em paz querida!”, disse a jornalista Zelda Mello. “Como sou sortuda por ter convivido com essa mulher maravilhosa, guerreira, carinhosa, amorosa, generosa, acolhedora, amiga e parceira. Minha amiga de profissão e de vida. Minha conselheira e minha referência. Obrigada por sempre estar comigo em todos os perrengues e momentos bons. Descanse em paz. Sei que agora você estará ainda mais pertinho de mim”, publicou Maria Teresa Camelo, da GloboNews.

Leia mais