Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
FABIO TURCI

Ex-apresentador da Globo lança primeiro projeto após demissão da emissora

Imagem com foto do apresentador Fabio Turci na bancada do Jornal da Globo
Fabio Turci durante apresentação do Jornal da Globo; jornalista lança primeiro projeto após demissão da emissora (foto: Reprodução/Globo)

Demitido da Globo em abril, o jornalista Fabio Turci lança nesta quinta-feira (6) o podcast Existo, no qual vai conversar com pessoas LGBTQIAPN+, negras, com deficiência, refugiadas ou em situação de rua. Ex-apresentador eventual dos telejornais locais e nacionais da emissora líder, como SP2, Jornal Hoje e Jornal da Globo, esse será o primeiro projeto do profissional após a saída da empresa de comunicação da família Marinho. Nos últimos anos, o jornalista ficou conhecido por dedicar atenção especial a reportagens sobre os temas.

O que você precisa saber

  • Demitido da Globo em abril, o jornalista Fabio Turci lança nesta quinta-feira (6) o podcast Existo;
  • Em resumo, o projeto vai conversar com pessoas LGBTQIAPN+, negras, com deficiência, refugiadas ou em situação de rua;
  • É o primeiro trabalho do jornalista, que se define como homem heterossexual e cisgênero, depois que ele saiu da emissora líder.

“Há pessoas que a sociedade não enxerga ou que julga sem conhecer. Mas, a partir do momento em que ouvimos as histórias de vida dessas pessoas, é impossível não se emocionar. Aí, os estereótipos e preconceitos dão lugar ao respeito e à admiração. Esse é o objetivo fundamental do podcast”, disse Turci em conversa com a coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo. O jornalista, que se define como homem heterossexual e cisgênero, desenvolveu diversos trabalhos contra homotransfobia e racismo.

+ Protagonista de Terra e Paixão exalta parceria com Johnny Massaro
+ Estrela da Globo lamenta demissão de Manoel Soares: “Derrota para nós”

Fabio Turci publicou artigo sobre violência contra população LGBTQIAPN+

O ex-apresentador da Globo publicou um artigo na Folha na semana passada no qual mostra como violência contra a população LGBTQIAPN+ no Estado de São Paulo deixou de ser predominantemente doméstica e passou a ser mais frequente nas ruas. “Para o período entre 2016 e 2020, os números mostram que, ano a ano, de 40% a 50% dos casos de LGBTfobia em São Paulo aconteceram em residências. A mudança começou em 2021: os crimes em áreas públicas – que, em geral, ficavam abaixo de 30% do total – passaram para 34%, ultrapassando os casos registrados em residências, que baixaram para 31%”, revelou o levantamento.

De acordo com o artigo escrito pelo jornalista, em 2022 a inversão se tornou ainda mais evidente. “Os crimes em áreas públicas cresceram mais e passaram a ser 53% do total. Nas residências, a participação diminuiu de novo, para 20%. O que poderia justificar tais mudanças? Entramos, aí, num exercício de análise do que vivemos no período. Não parece coincidência que isso tenha se dado exatamente nos anos pré-eleitoral e eleitoral, quando a chamada ‘pauta de costumes’ se firmou como a principal arena de embates entre direita e esquerda”, revela o texto do comunicador que eventualmente substituía Renata Lo Prete.

Apresentador foi demitido da Globo em abril

Em abril, Globo demitiu dezenas repórteres, apresentadores, diretores, chefes, editores e produtores experientes com anos de contrato. Além de Fábio Turci, alguns dos nomes que foram dispensados são Giuliana Morrone, César Galvão, Fábio William, Marcelo Canellas, Eduardo Tchao e Leila Sterenberg. Conforme nota divulgada na ocasião, a emissora disse que a medida foi necessária com o propósito de manter a performance financeira e continuar com as contas em disciplina. Turci tinha mais de 20 anos de trabalho na Globo.

Leia mais