Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
TRAMA BÍBLICA

Os Dez Mandamentos: Resumo dos capítulos de 10 a 14 de julho

Imagem com ate da novela Os Dez Mandamentos
Os Dez Mandamentos vai ao ar de segunda a sexta, na Record (foto: Divulgação/Record)

Quer saber em primeira mão o que vai rolar nos próximos capítulos da semana da novela Os Dez Mandamentos? Semanalmente, o TV Pop antecipa em primeira mão o que vai rolar nessa e em todas as novelas da televisão brasileira. É só clicar aqui e selecionar a sua trama preferida!

Segunda-feira, 10 de julho
Capítulo 190
Josué acha que o convite pode ser uma armadilha. As irmãs de Zípora ficam curiosas para saber notícias da família e vão ao encontro de Arão. O Sumo Sacerdote confirma que Moisés foi convidado para um casamento em Moabe. Moisés conta a Zípora, Joquebede e Miriã sobre o casamento de Betânia e diz que precisa ir ao local tirar a história a limpo. Balaão diz a Balaque que não teve notícias ainda de Adira e sua família. O rei sonda se Betânia era mesmo sacerdotisa de Aserá e o feiticeiro confirma. Elda repreende Betânia pelo desânimo quando faz a prova do vestido de noiva. Zur é informado sobre a morte de Jetro por um oficial de Moabe no acampamento e se preocupa. Zípora e as irmãs pressionam Moisés, que libera a ida delas ao casamento, mas pede cautela. Datã e Abirão questionam Corá sobre o que ele tem para falar com os soldados moabitas e ele desconversa. Ana e Josué se encontram apaixonados.

Terça-feira, 11 de julho
Capítulo 191
Moisés e Josué intrigados com a forma com que Zur atacou Moisés. Josué questiona como Zur consegue lutar tão bem, mesmo estando sobre efeito de ervas. Bina feliz lembra da noite de amor com Corá, que estava sob efeito da erva. Assir e Elcana chegam e contam que Zur atacou Moisés. O forasteiro pergunta sobre Jetro e Moisés conta que eles foram para Moabe. Zípora conversa com as irmãs. Todas empolgadas com o casamento de Betânia. Natan estranha a demora de Jetro e Adira e vai procurar por eles acompanhado das crianças. Zur diz a Corá que ele deve se oferecer para ir a Moabe porque precisa dar um recado para a irmã. Moisés diz a Josué que está com um mau pressentimento e fica na dúvida se Josué deve seguir viagem até Moabe. As crianças encontram o avô ferido no chão e perguntam pela mãe.

Quarta-feira, 12 de julho
Capítulo 192
Natan desiste de pedir ajuda e encontra uma caverna. Jaque conversa com as irmãs e suspira por Zur. Datã, Zur e Abirão, escondidos, aproveitam o pouco que restou das ervas. Miriã e Hur conversam. Deborah repreende Bezalel por trabalhar demais. Hur elogia a beleza de Miriã e tenta beijá-la, mas ela recua. Zípora diz a Moisés que está preocupada com a família e o marido a conforta. Miriã conta para Joquebede sobre a investida de Hur. Abirão, sob o efeito das ervas, pede um abraço ao filho, mas ele o ignora. Os amorreus olham com desejo para Adira. Ela fica horrorizada e chora de desespero. Haya acorda chamando pela mãe e tem o pressentimento que Adira corre perigo. Natan consola as crianças. Um oficial informa ao rei Balaque que Moisés aceitou o convite do casamento. Elda conta a Betânia que Moisés e sua família estarão presentes no casamento e ela se anima. Betânia confidencia a Emma que se interessou por Moisés assim que ele chegou em Midiã.

Quinta-feira, 13 de julho
Capítulo 193
Balaão orienta Betânia a mentir para Moisés e os demais e assim o feiticeiro ajudará a encontrar sua filha. O rei furioso recebe Josué e questiona o que seria mais importante do que atender a um pedido seu. Josué fica tenso, porém firme, diante do rei. Balaque questiona porque Moisés deu sua palavra e não compareceu. Josué diz que ele ficou cuidando da construção do tabernáculo para o Deus de Israel. Elda percebe o clima tenso e interfere. Josué pergunta por Jetro e sua família. Arão e Moisés conversam sobre o desafio de conquistar as terras de Canaã e que terão que lutar muito. Balaque mente bem e conta a Josué que o reino foi invadido por inimigos que mataram Menahem e Jetro. Todos ficam chocados com a notícia. Josué exige saber o paradeiro de Adira e das crianças e Balaque confirma que fugiram. Ele então pede para ver Betânia. Na cidade de Hesbom, dos amorreus, Adira está amarrada a carroça e prestes a ser negociada como escrava. Tanya conta a Betânia que os hebreus chegaram, mas Moisés e suas irmãs não vieram. Josué se apresenta para Betânia, diz que foi enviado por Moisés e quer falar a sós com ela.

Sexta-feira, 14 de julho
Capítulo 194
Balaque recebe Josué e os demais hebreus na sala do trono, com um grande banquete. Tanya tenta seduzir Josué, que nem nota a moça. O rei pergunta sobre o evento do mar vermelho e eles confirmam que é tudo verdade. Josué diz que Deus livrou e protegeu seu povo dos inimigos e fará isso quantas vezes for preciso. O rei e a rainha trocam um olhar preocupado. Balaão lembra Betânia que ela deve permanecer firme na mentira contada ao representante de Moisés e no dia seguinte ao casamento ela saberá onde está sua filha. Chega o dia do casamento de Betânia. Ela chora lembrando os conselhos do pai e pensa em desistir. Betânia tenta fugir para não se casar com o rei. Emma consegue alcançá-la e Betânia pede ajuda da serva para encontrar Josué. As irmãs de Zípora imaginam como será o casamento de Betânia. Zur pede para falar com Jaque. A irmã de Zípora diz que enquanto ele não pedir a mão dela a Moisés eles devem ficar afastados. Tanya conta para a rainha que Betânia começou a chorar na prova do vestido e saiu apressada. Elda diz que ela não pode encontrar Josué antes delas.

A reapresentação da novela Os Dez Mandamentos vai ao ar de segunda a sexta, às 15h30, na Record.

Os resumos dos capítulos da novela Os Dez Mandamentos são fornecidos pela emissora e estão sujeitos a mudanças em função da edição da trama. 

Leia mais