Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
LUTO NA ARTE

Zé Celso Martinez, diretor e dramaturgo, morre aos 86 anos

Imagem com foto do diretor, ator e dramaturgo Zé Celso durante entrevista para Pedro Bial
Zé Celso durante entrevista para Pedro Bial no Conversa com Bial em 2021; diretor, dramaturgo e ator morreu aos 86 anos (foto: Reprodução/Globo)

O dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, de 86 anos, conhecido como Zé Celso, morreu nesta quinta-feira (6), aos 86 anos. O fundador do Teatro Oficina estava internado na UTI do Hospital das Clínicas, no bairro de Cerqueira César, em São Paulo, desde a última terça (4). Ele teve queimaduras em metade do corpo em consequência de um incêndio que atingiu sua casa, que fica localizada em um bairro próximo da unidade médica. A causa da morte foi falência dos órgãos.

O que você precisa saber

  • O diretor e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, de 86 anos, conhecido como Zé Celso, morreu nesta quinta-feira (6), aos 86 anos;
  • Fundador do Teatro Oficina, ele estava internado na UTI do Hospital das Clínicas após ficar gravemente ferido em um incêndio em sua casa;
  • Uma das principais referências no meio artístico, o profissional deixa o marido, Marcelo Drummond, com quem se casou em junho.

Zé Celso ficou gravemente ferido e foi internado no hospital para tratar as queimaduras no corpo. Na quarta (5), ele não reagiu bem aos tratamentos e teve início de insuficiência renal. Em áudio enviado para amigos do dramaturgo, a médica Luciana Domschke explicou que a situação era delicada: “O Zé está enfrentando as coisas, está precisando de medicamento, de suporte de ventilação, vai ter que filtrar o sangue com hemodiálise, mas ele está estável e vivo. Acho que a gente pode ficar com bastante esperança”.

+ Rival de Silvio Santos convidará apresentador para festa de casamento
+ Ex-ator da Globo denuncia que censura de beijos não é novidade na emissora

Outras três pessoas ficaram feriadas no incêndio que atingiu a casa de Zé Celso. Seu marido, Marcelo Drummond, o ator Victor Rosa e Ricardo Bittencourt. O encenador brasileiro nasceu em 1937 e é um dos principais dramaturgos do país. Nos anos 1960, se tornou um dos maiores nomes do meio artístico ao liderar o Teatro Oficina, em São Paulo. Interessado em eventos culturais, artísticos e políticos, Zé Celso também trabalhou com cinema. O diretor trabalhou no longa Encarnação do Demônio (2007), de José Mojica Marins (1936-2020), o intérprete do Zé do Caixão.

Como aconteceu o incêndio na casa do diretor?

Marcelo Drummond, ator e marido de Zé Celso, inalou monóxido de carbono e ficou internado em observação. Também se machucaram os atores Victor Rosa e Ricardo Bittencourt. “Foi um horror. Acordei com as labaredas e levei um tempo para entender que era fogo de verdade”, explicou Bittencourt à coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Ele não chegou a se ferir com queimaduras, mas inalou monóxido de carbono. “Provavelmente foi no aquecedor”, disse a vítima, que indicou que o incêndio começou no quarto de Zé Celso. A Polícia Civil de São Paulo solicitou exames ao Instituto de Criminalística (IC) e ao Instituto Médico Legal (IML) para auxiliar na investigação.

Zé Celso Martinez e Marcelo Drummond se casaram em junho

Zé Celso e Marcelo Drummond se casaram no dia 6 de junho, em uma cerimônia no Teatro Oficina. A festa teve apresentações de Marina Lima e Daniela Mercury e reuniu artistas, personalidades e intelectuais que lotaram a plateia do espaço. Em abril, Zé Celso afirmou que iria convidar Silvio Santos para o matrimônio. Desde 1980, um terreno localizado no entorno do teatro é alvo de uma disputa na Justiça que envolve o diretor e o Grupo Silvio Santos, que é dono do imóvel. O proprietário do SBT pretendia construir na região três torres de até cem metros de altura. Já o desejo do fundador do Oficina era de que área fosse ocupada pelo Parque do Rio Bixiga.

Leia mais