Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
ALESSANDRO LO-BIANCO

Justiça nega pedido de Patrícia Poeta em processo contra colunista de Sonia Abrão

Imagem com foto da apresentadora Patrícia Poeta durante apresentação do Encontro
Patrícia Poeta terá que se encontrar com o colunista Alessandro Lo-Bianco em audiência de conciliação virtual (foto: Reprodução)

A Justiça de São Paulo negou um pedido de Patrícia Poeta na ação criminal que ela move contra o comentarista Alessandro Lo-Bianco, do A Tarde é Sua, da RedeTV!. De acordo com informações divulgadas, a apresentadora da Globo não queria comparecer à audiência virtual de conciliação para tentar chegar a um acordo amigável entre as partes. Na petição, os advogados da titular do Encontro alegaram que ela se sentiria constrangida e abalada ao ter que depor na presença, mesmo que virtual, do contratado do canal concorrente.

O que você precisa saber

  • A Justiça de São Paulo negou um pedido de Patrícia Poeta na ação criminal que ela move contra o comentarista Alessandro Lo-Bianco, da RedeTV!;
  • A apresentadora da Globo não queria comparecer à audiência virtual de conciliação para tentar chegar a um acordo amigável com o jornalista do A Tarde é Sua;
  • A defesa alegou que ela se sentiria constrangida e abalada ao ter que depor na presença, mesmo que virtual, do contratado do canal concorrente;
  • Na ação, a ex-âncora do Jornal Nacional acusa o jornalista de perseguição com a suposta criação de informações falsas sobre os bastidores da Globo.

Os detalhes foram adiantados pelo site F5, da Folha de S.Paulo. A realização de uma audiência de conciliação é algo natural para tentar resolver casos do tipo. Na ação, a ex-âncora do Jornal Nacional acusa o jornalista de perseguição com a suposta criação de informações falsas sobre os bastidores da Globo. O Ministério Público recomendou que a juíza Ana Claudia dos Santos Sillas, da 26ª Vara Criminal do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), que cuida do caso, negasse a solicitação da presença da apresentadora na audiência.

+ Ministério Público propõe conciliação entre Patrícia Poeta e colunista da RedeTV!
+ Ministério Público tenta marcar encontro de Patrícia Poeta com Sonia Abrão

Para o órgão, a presença da jornalista é necessária para ela explicar suas alegações. A magistrada então, concordou. “Considerando que a audiência de conciliação pautada será realizada por meio virtual e que não haverá qualquer possibilidade de exposição das partes ou de tumulto neste Fórum Criminal, não há motivo que justifique a dispensa da participação da querelante, até por ser uma importante oportunidade para que as partes se reconciliem e seu comparecimento pessoal reforça esta possibilidade”, disse a meritíssima na decisão. O encontro virtual de Poeta e Lo-Bianco está marcado para 7 de agosto, às 13h.

Patrícia Poeta também processa Sonia Abrão

Além do jornalista, Patrícia Poeta também processa Sonia Abrão, mas em outra ação. A tentativa de conciliação com a contratada da RedeTV! está marcada para o dia 2 de agosto. Poeta alega que tem sofrido ofensas no programa A Tarde é Sua desde que assumiu a apresentação do Encontro, em junho do ano passado. Ela não pede indenização em dinheiro. Na ação, a defesa da apresentadora da Globo anexou descrições e vídeos com as supostas ofensas que ela teria sofrido no vespertino.

Patrícia Poeta diz que as informações de bastidores, principalmente sobre a relação com o agora ex-colega Manoel Soares, demitido da Globo, no final do mês passado, não condizem com a realidade. “Ela [Sonia] praticou alguns crimes, na verdade. A gente pede que ela seja condenada por esses crimes, como injúria e difamação”, disse o advogado André Perecmanis ao site Notícias da TV. Em abril, Poeta enviou uma notificação extrajudicial pedindo retratação de Sonia Abrão ao vivo no A Tarde é Sua. Como não houve pedido de desculpas para encerrar a briga, a saída encontrada foi o processo na Justiça.

Apresentadora da Globo pediu retratação

Na ocasião, o colunista Alessandro Lo-Bianco publicou um texto ironizando o pedido de retratação de Patrícia Poeta. “Eu, Alessandro Lo-Bianco, jornalista e radialista, venho por meio deste comunicado me retratar publicamente por ter entrado no ar ontem após esquecer de tapar meus lindos pontos sem o esparadrapo (após tirar um sinal do rosto). Certo da retratação, firmo aqui o compromisso de não esquecer mais de andar com a caixinha de esparadrapo fora do bolso”, disse ele. Sonia Abrão, sem citar o nome de Patrícia, disse no dia 13 de abril que tem filho advogado para defendê-la em casos semelhantes.

“Falou mal de mim, vou ligar: ‘Filho…’. É aquilo que nós falamos ontem aqui: Jornalista não pode temer processo. Isso não pode fazer calar. A gente tem que ter responsabilidade sobre o que fala. Se o processo vier e você ganhar, ótimo. Se a pessoa perder, ótimo também, e cumpra-se a lei. A gente está do lado da lei”, disse a funcionária da RedeTV!. Segundo o código penal, o crime de injúria pode causar punição de três meses a um ano de prisão em regime semiaberto. No entanto, Sonia e Lo-Bianco não devem ser presos em caso de condenação. “A pena deve ser revertida para serviços comunitários, como normalmente ocorre nesses casos”, disse o advogado de Patrícia Poeta.

Leia mais