Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
AÇÃO JUDICIAL

Ministério Público propõe conciliação entre Patrícia Poeta e colunista da RedeTV!

Imagem com montagem das fotos de Patrícia Poeta e Alessandro Lo-Bianco, colunista da RedeTV!, alvos do Ministério Público
Patrícia Poeta e Alessandro Lo-Bianco; MP propõe acordo entre a apresentadora e o colunista da RedeTV! (foto: Reprodução/Globo/RedeTV!)

O Ministério Público de São Paulo se manifestou sobre a queixa-crime aberta pela apresentadora Patrícia Poeta contra o colunista Alessandro Lo-Bianco, do programa A Tarde é Sua, da RedeTV!. A titular do Encontro abriu uma ação contra o jornalista alegando que ele praticou injúria e difamação contra ela na emissora paulista. De acordo com informações divulgadas pelo UOL nesta segunda-feira (15), o órgão propôs que seja feito uma audiência de conciliação entre as partes.

O que você precisa saber

  • O Ministério Público quer achar uma solução amistosa para a briga entre Patrícia Poeta e Alessandro Lo-Bianco;
  • A pasta defende que seja promovida uma audiência de conciliação entre as partes para que ambas tentem um desfecho amigável;
  • O time jurídico da apresentadora da Globo diz que um acordo é possível, desde que haja um pedido de desculpas e uma retratação pública;
  • A equipe do colunista do A Tarde é Sua não se manifestou sobre o assunto.

Se não houver acordo, a promotoria deve aceitar que seja instaurado um processo criminal contra o colega de trabalho de Sonia Abrão, uma vez que a queixa da apresentadora do Encontro preenche os requisitos legais. Procurado pela publicação, o advogado André Perecmanis, que representa Patrícia Poeta, explicou que um acordo depende de algumas condições. “Se ele pedir desculpas formais e se retratar publicamente pelas afirmações mentirosas”, disse o representante da comunicadora. O caso de Sonia ainda não teve desdobramentos.

A defesa de Alessandro Lo-Bianco não foi encontrada pela reportagem do UOL Splash. Em 13 de abril, Patrícia Poeta notificou Lo-Bianco e Sônia Abrão extrajudicialmente pedido retratação pelas informações sobre ela divulgadas no A Tarde é Sua. Como o pedido de desculpas não aconteceu, a ex-âncora do Jornal Nacional decidiu entrar com ações na Justiça contra eles separadamente. A defesa diz que a colega de trabalho de Manoel Soares é vítima de uma campanha de “discurso de ódio” desde que ela assumiu o matinal da Globo, em junho de 2022.

Leia mais: Patrícia Poeta se cansa de ataques da RedeTV! e entra com processo contra Sonia Abrão
Leia mais: Sonia Abrão detona a Globo e diz que não toma decisão sobre Patrícia Poeta

Conforme publicado pelo TV Pop, Patrícia Poeta não pede indenização em dinheiro. A defesa da apresentadora da Globo anexou descrições e vídeos com as supostas ofensas que ela teria sofrido no vespertino da RedeTV!. Ela diz que as informações de bastidores, principalmente sobre a relação com Manoel Soares, não condizem com a realidade. “Ela [Sonia] praticou alguns crimes, na verdade. A gente pede que ela seja condenada por esses crimes, como injúria e difamação”, disse o advogado André Perecmanis.

Colunista ironiza pedido de retratação

Nas redes sociais, o colunista Alessandro Lo-Bianco publicou um texto ironizando o pedido de retratação. “Eu, Alessandro Lo-Bianco, jornalista e radialista, venho por meio deste comunicado me retratar publicamente por ter entrado no ar ontem após esquecer de tapar meus lindos pontos sem o esparadrapo (após tirar um sinal do rosto). Certo da retratação, firmo aqui o compromisso de não esquecer mais de andar com a caixinha de esparadrapo fora do bolso”, disse ele. Sonia Abrão, sem citar o nome de Patrícia, disse no dia 13 de abril que tem filho advogado para defendê-la em casos semelhantes.

“Falou mal de mim, vou ligar: ‘Filho…’. É aquilo que nós falamos ontem aqui: Jornalista não pode temer processo. Isso não pode fazer calar. A gente tem que ter responsabilidade sobre o que fala. Se o processo vier e você ganhar, ótimo. Se a pessoa perder, ótimo também, e cumpra-se a lei. A gente está do lado da lei”, disse a funcionária da RedeTV!. Segundo o código penal, o crime de injúria pode causar punição de três meses a um ano de prisão em regime semiaberto. No entanto, Sonia e Lo-Bianco não devem ser presos em caso de condenação. “A pena deve ser revertida para serviços comunitários, como normalmente ocorre nesses casos”, disse o advogado de Patrícia Poeta na semana passada.

Leia mais