Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
HISTÓRIA DE AMOR

Globo bate o martelo e dá nova chance para novela com banidos da emissora

Imagem com foto dos atores Regina Duarte e José Mayer na novela História de Amor, substituta de A Sucessora no canal Viva
Regina Duarte e José Mayer na novela História de Amor, substituta de A Sucessora no canal Viva (foto: Globo/Bazilio Calazans)

O canal Viva confirmou nesta sexta-feira (14) que a novela História de Amor (1995) foi escolhida para substituir A Sucessora (1978) a partir de 21 de agosto, às 12h15, na faixa especial em homenagem aos 90 anos de Manoel Carlos. Com direção de Ricardo Waddington, Roberto Naar e Alexandre Avancini, o folhetim foi exibido originalmente na faixa das seis da Globo de 3 de julho de 1995 a 1º de março de 1996, em 209 capítulos. A trama teve grande destaque por mostrar o protagonismo das mulheres e as várias formas de amar em meio a conflitos familiares diários.

O que você precisa saber

  • O Viva confirmou que História de Amor (1995) foi escolhida para substituir A Sucessora (1978) a partir de 21 de agosto, às 12h15;
  • A novela marcou a transição das gravações das novelas da sede da Globo no bairro do Jardim Botânico para o atual Estúdios Globo;
  • Exibida originalmente no horário das seis, a trama abordou a importância dos exames preventivos e do tratamento do câncer de mama.

História de Amor tem como história central um quadrilátero amoroso entre o endocrinologista Carlos Alberto Moretti, interpretado por José Mayer, que viveu um romance de dez anos com Sheila (Lilia Cabral), mas acaba se casando com Paula (Carolina Ferraz). Ao longo da novela, no entanto, o médico se envolve com Helena (Regina Duarte), o que não impede Sheila e Paula de continuarem a disputá-lo. A trama foi ambientada no Rio de Janeiro, nos bairros do Leblon, Jardim Botânico e Gávea, na zona sul, além da Barra da Tijuca, na zona oeste. Será a terceira reprise do folhetim, que já foi apresentado no Vale a Pena Ver de Novo, em 2001, e no próprio Viva, em 2014.

+ Apresentadora de TV vira motorista de aplicativo e pede ajuda na Record
+ Novela Escrito nas Estrelas estreia no Viva; relembre história e trilha sonora

As tramas paralelas da nova novela do canal Viva

Como histórias paralelas, História de Amor tinha a jovem Joyce (Carla Marins), filha de Helena (Regina Duarte), que engravida do namorado leviano e inconsequente Caio (Ângelo Paes Leme). Além de sofrer com as irresponsabilidades do namorado, que rejeita o filho, Joyce tem de enfrentar o pai, Assunção (Nuno Leal Maia), um homem conservador que não aceita o namoro da filha. Com a relação conflituosa de Helena, Joyce e Assunção, a novela abordou várias questões relativas a pais e filhos.

Além disso, outro assunto abordado por Manoel Carlos na novela História de Amor foi a importância do tratamento do câncer de mama. Com a personagem Marta (Bia Nunes), que luta contra a doença, a produção reforçou as campanhas de prevenção e conscientização na faixa das 18h, horário dominado pelo público feminino em frente à TV. Com a abordagem da novela, registrou-se o aumento no número de exames preventivos na metade de década de 90. A cirurgia de retirada da mama e o apoio das famílias às vítimas do câncer foram alguns dos assuntos retratados pelo autor.

História de Amor marcou transição para os Estúdios Globo

Escrita por Manoel Carlos, a novela marcou a transição das gravações das novelas da sede da Globo no bairro do Jardim Botânico, hoje ocupado pelo departamento de Jornalismo. Em novembro de 1995, os trabalhos do folhetim foram transferidos para o então recém-inaugurado Projac (abreviatura de Projeto Jacarepaguá), complexo de estúdios da emissora líder atualmente chamado de Estúdios Globo, que fica localizado entre os bairros de Jacarepaguá e de Curicica, na região metropolitana do Rio. Em junho, História de Amor foi disponibilizada no Globoplay. Na TV por assinatura, a produção será exibida de segunda a sábado, a partir das 12h15, com reprise às 2h da madrugada.

Leia mais