Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
GIOVANA TELES

Ex-repórter do Jornal da Globo assume cargo de confiança no Governo Lula

Imagem com foto de Renata Lo Prete e Giovana Teles no Jornal da Globo
Renata Lo Prete e Giovana Teles no Jornal da Globo; ex-repórter da Globo assumiu cargo no Governo Lula (foto: Reprodução/Globo)

Ex-repórter do Jornal da Globo, a jornalista Giovana Teles passou a integrar a equipe do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Dispensada pela Globo em abril, após quase 30 anos de serviços prestados, a comunicadora assumiu o cargo de assessora de imprensa na Secretaria-Geral da Presidência da República, pasta comandada por Márcio Macedo. Na época em que atuava na emissora líder, a jornalista fazia participações diárias do noticioso apresentado por Renata Lo Prete.

Giovana Teles foi dispensada pela Globo Brasília na onda de demissões em massa que atingiu as cinco emissoras próprias do canal, em abril deste ano. Na ocasião, a profissional foi desligada uma semana após a saída de nomes conhecidos como Fábio William e Giuliana Morrone. Os funcionários foram surpreendidos com uma visita de Ricardo Villela, diretor-executivo de Jornalismo, que costuma acatar ordens diretamente do Rio de Janeiro. Nas suas primeiras horas trabalhando na capital federal, o executivo anunciou a demissão da jornalista, que era uma das mais antigas setoristas de política da empresa.

+ GloboNews vive rebelião após revelação de salários altos de novos apresentadores
+ SBT recontrata ex-diretor de Patricia Abravanel demitido em onda de cortes

A ex-repórter do Jornal da Globo dava expediente na emissora desde 1994, inicialmente como repórter da TV Verdes Mares, afiliada do canal no Ceará. Oito anos depois, ganhou uma oportunidade de atuar na Globo Brasília, inicialmente para fazer reportagens comunitárias para os telejornais locais da capital, como Bom Dia DF, DF1, e DF2. Giovana Teles se destacou rapidamente e chegou a apresentar o DFTV em folgas e férias dos apresentadores titulares. Ela esteve em coberturas marcantes do telejornal, como o acidente do voo 447 da Air France, em 2009, e a CPI do Mensalão, em 2012, ano em que a jornalista foi escolhida para entrar ao vivo na programação em um boletim anunciando o nome dos condenados.

“Foi uma responsabilidade enorme e um esforço de apuração gigantesco das praças de Brasília, São Paulo, Rio e Belo Horizonte. Segundos antes de entrar no ar, me deixaram totalmente livre. Confiaram no meu trabalho, apesar de ter sido tumultuado como foi, sabiam que ia dar certo”, pontuou ela em depoimento ao projeto Memória Globo. No mesmo ano, Giovana Teles ainda foi responsável por noticiar cassação do mandato do senador Demóstenes Torres, por conta de sua relação com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Na ocasião das demissões, a Globo divulgou um comunicado aos veículos de imprensa.

“A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, mas lamenta quando se despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa. Os resultados da Globo refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento”, explicou a emissora.

Leia mais