Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
INTERNADO HÁ DUAS SEMANAS

Faustão tem piora no quadro clínico e entra na fila para fazer transplante cardíaco

Foto do apresentador Faustão
Faustão entrou na fila para receber transplante cardíaco (foto: Renato Pizzutto/Band)

Internado há duas semanas em um dos principais hospitais de São Paulo, Faustão precisará de um transplante cardíaco. A informação foi confirmada pela equipe médica que está acompanhando o ex-apresentador da Band desde 5 de agosto, quando ele entrou na unidade de cuidados intensivos do Hospital Israelita Albert Einstein, em boletim médico emitido na noite desde domingo (20). “Em virtude do agravamento do quadro, há indicação para transplante cardíaco”, informa o texto assinado pelo cardiologista Fernando Bacal e Miguel Cendoroglo, diretor da unidade hospitalar.

De acordo com o boletim médico, Fausto Silva já foi incluído na fila de transplantes controlada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. No entanto, não é possível prever quando ele será submetido ao transplante, já que a lista leva em consideração uma série de fatores externos ao paciente, como o tempo de permanência da fila, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso. Faustão, no entanto, já sabia de seu quadro clínico há pelo menos três anos.

Em 2021, quando ainda comandada o Domingão do Faustão (1989-2021) na Globo, Fausto Silva ficou internado na mesma unidade do hospital para tratar uma infecção urinária. Em maio deste ano, o comunicador anunciou sua saída da Band após um ano e meio no comando do Faustão na Band. Em junho, e até a sua extinção, na última sexta-feira (18), o formato de auditório passou a ser apresentado apenas por João Guilherme Silva e Anne Lottermann. O comunicador voltou a comandar o programa apenas em sua última noite, quando recebeu homenagens de sua família.

A última aparição do comunicador também aconteceu na noite de sexta-feira, depois que boatos sobre a sua morte se espalharam pela internet. Incomodado com a repercussão do assunto, ele foi até as redes sociais de seu filho e gravou um vídeo pedindo orações de seus admiradores. “Oh, galera! Hoje, o dia em que minha filha estreou e fiz meu último programa na Band… Por sorte, ainda não morri. Estou ainda nesse tratamento, eles vão decidir ainda que tipo de cirurgia podem fazer. Peço que quem goste de mim, reze. Com tudo isso, quem decide é o chefe lá em cima”, afirmou.

A seguir, confira a íntegra do mais recente boletim médico de Faustão:

São Paulo, 20 de agosto de 2023 – Em 05 de agosto, Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein para tratamento de insuficiência cardíaca, condição que vem sendo acompanhada desde 2020.

Ele encontra-se sob cuidados intensivos e, em virtude do agravamento do quadro, há indicação para transplante cardíaco. O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração.

Fausto Silva já foi incluído na fila única de transplantes, regida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que leva em consideração, para definição da priorização, o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso.

Dr. Fernando Bacal, cardiologista do Hospital Israelita Albert Einstein Dr. Miguel Cendoroglo Neto, Diretor-Médico e Serviços Hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein

Leia mais