Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
CLÁSSICO DA GLOBO

Betty Faria diz que foi alvo de implicância de atrizes nos bastidores de Tieta

Imagem com foto da atriz Betty Faria
Betty Faria interpretou Tieta na novela homônima de 1989; atriz afirma que foi alvo de implicância de colegas do elenco (foto: Globo/Jorge Baumann)

Intérprete da personagem título de Tieta (1989), Betty Faria revelou que sofreu com implicância de atrizes nos bastidores do folhetim das 20h transmitido pela Globo de 14 de agosto de 1989 a 31 de março de 1990. Em entrevista, a artista de 82 anos contou que o sucesso fez com que ela fosse alvo de comentários maldosos de colegas nos bastidores da produção escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares e que era baseada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado (1912-2001).

“[Os bastidores] não eram divertidos, não. Eu sofri muita implicância de colegas atrizes, mulheres”, disse a atriz em conversa com Vincent Villari. “Personagem feminino quando estoura e tem muitas mulheres no elenco, você passa por muita rivalidade, muita inveja”, disparou. “Tive um começo de pneumonia, porque eu trabalhei muito, e um dia não fui gravar. Nunca mais esqueço. Arlete Salles foi lá em casa me dizer: ‘Tão dizendo que você tá inventando para não vir gravar e tirar um descanso, uma folga’”, relembrou.

+ BandNews sobrecarrega funcionários e vira alvo de denúncias após demissões
+ Ex-contratado da Globo pede desculpas para jurada do MasterChef: “Fui infeliz”

Sem citar nomes, Betty Faria relembrou as situações que ela viveu com outros artistas nos bastidores da novela. “Existiam coisas assim. Tenho uma memória terrível. Hoje em dia, queria que só filtrasse coisa boa, mas me lembro de tudo”, contou. “No momento que a novela estourou, comecei a ser chamada para fazer trabalhos aos finais de semana pelo Brasil. Pedia passagens pros meus filhos, pegava o avião na sexta-feira e voltava no domingo. Não aproveitei o sucesso durante [a novela]”, disse a artista.

Em 2021, o ator Bemvindo Sequeira também relatou como foi sua experiência em Tieta, sua primeira novela na Globo. Na pele do personagem Bafo de Bode, ele citou situações constrangedoras que viveu com Arlete Salles, Betty Faria e Yoná Magalhães (1935-2015). O artista disse ter sido ignorado por Arlete e Yoná em uma roda de conversa na sala de atores. “Elas continuaram conversando com se eu não existisse”, afirmou. Segundo ele, Ary Fontoura teria percebido o climão. “Não liga, não. Essa gente é assim mesmo. Todos têm o nariz pra cima”, teria dito o colega de elenco.

Leia mais