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CNN Brasil estuda mudança de nome e poderá ser vizinha da Record

Imagem com foto da apresentadora Elisa Veeck, âncora do Live CNN da CNN Brasil
Elisa Veeck, âncora da CNN Brasil; emissora estuda mudança de nome e até de local da sede (foto: Reprodução/CNN Brasil)

Atravessando uma das suas piores fases desde a estreia no país, a CNN Brasil poderá sofrer importantes mudanças nos próximos meses. O canal de notícias analisa a possibilidade de passar a se chamar Itatiaia, que é o mesmo nome da rádio sediada em Belo Horizonte e que também é de propriedade do empresário Rubens Menin. Além da troca de nome, em razão do alto custo do pagamento de uso da marca para a CNN Internacional, a empresa analisa a possibilidade de diminuir de tamanho ou até mesmo transferir suas instalações de endereço em São Paulo.

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De acordo com informações do colunista Flávio Ricco, a direção da emissora da TV por assinatura tem estudado diversas possibilidades para os próximos meses. Uma das soluções apontadas para cortar custos de operação está na mudança de tamanho do espaço que hoje o canal ocupa na Avenida Paulista, uma das regiões mais caras de São Paulo. Caso não seja possível a readequação do imóvel alugado, a CNN Brasil também já tem como opção um lugar no bairro da Barra Funda, a mesma região onde estão localizados os estúdios da Record.

CNN Brasil tem dívida milionária

A troca de nome para Itatiaia ganhou força e poderá acontecer no começo de 2024. Segundo uma reportagem do site NaTelinha, o empresário Rubens Menin, proprietário da emissora, terá que desembolsar cerca de 12 milhões de dólares por ano (quase 60 milhões de reais, na cotação atual), em um contrato de licenciamento de 15 anos para o uso da marca CNN no Brasil. A primeira quitação deverá ser feita até o fim de 2023, mas há uma negociação em andamento para tentar reduzir o valor. Por enquanto, a CNN Internacional estaria irredutível e não teria aceitado nenhuma das propostas para diminuir a dívida.

As cláusulas do contrato com a CNN americana são mantidas em sigilo, mas a informação é de que a emissora tinha um prazo de dois anos antes de começar a fazer os pagamentos pelo uso da marca a partir do início das transmissões. O prazo para o primeiro depósito termina no fim de 2023. O problema é que na época em que a Novus Mídia S.A. fechou acordo de licenciamento da CNN Brasil, o presidente do canal era Douglas Tavolaro, que deixou a companhia em 2021. Já o executivo Jeff Zucker, que esteve à frente das conversas para o licenciamento da operação brasileira, se demitiu da presidência da CNN Internacional em 2022.

Discovery pagou caro pela Warner Media

A situação da CNN Brasil piora ainda mais porque a Warner Media, dona da marca CNN, foi vendida para a Discovery em abril do ano passado por aproximadamente US$ 43 bilhões. O valor pago pela Discovery pela Warner considera dinheiro, ações e assunção de dívidas. Os pagamentos de licenciamento das operações internacionais da CNN também foram inclusos na venda do conglomerado de mídia internacional. Nos bastidores do canal de notícias, a avaliação é de que o pagamento de R$ 60 milhões até o fim do ano deixa a operação brasileira inviável.

CNN Brasil encomenda pesquisa

Na semana passada, o site F5, da Folha de S.Paulo, revelou que a CNN Brasil encomendou uma pesquisa para avaliar a mudança de nome para Itatiaia. O questionário, feito pela agência de publicidade Quest, pergunta se a Itatiaia é um veículo de credibilidade para estar presente na TV por assinatura. Em Brasília, a CNN Brasil e a rádio, cuja sede é em Belo Horizonte, já dividem o mesmo espaço. Em reunião com funcionários, Virgílio Abranches, atual vice-presidente de Jornalismo e Operações da CNN Brasil, confirmou apenas que existe a procura por uma nova sede mais barata e espaçosa em São Paulo. Ao site F5, o canal de notícias disse que não pretende mudar de nome.

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