Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Após sucesso de audiência, O Caso Evandro ganha episódio extra no Globoplay

Globoplay lançou episódio extra da série documental O Caso Evandro (foto: Globo/Divulgação)
Globoplay lançou episódio extra da série documental O Caso Evandro (foto: Globo/Divulgação)

O sucesso de audiência e repercussão da série original O Caso Evandro, do Globoplay, levou a plataforma a produzir um episódio extra, disponibilizado aos assinantes nesta quinta-feira (8).  Batizado de Consequências, o novo capítulo da história traz depoimentos exclusivos de importantes personagens da investigação mostrando o impacto que a grande repercussão e engajamento público a partir do lançamento da série teve na vida dos envolvidos no caso. Um deles é Osvaldo Marcineiro, um dos acusados que foi torturado para assumir a responsabilidade pela morte do menino Evandro Caetano, que fala pela primeira vez desde que foi preso. A entrevista de Osvaldo também ganha um episódio especial do podcast Projeto Humanos, grande sucesso produzido por Ivan Mizanzuk, que chega ao Globoplay, e nas principais plataformas de áudio, nessa mesma data.

“Ele foi tão atacado por ser pai de santo e agora vai poder falar disso abertamente, poder falar dessa prática e dessa vida. Ele também vai falar do tempo dele na prisão, como foi tratado pelos outros presos. Acho que a conversa vai render uma reflexão importante para a sociedade”, adianta Mizanzuk. “O grande momento do episódio extra é a entrevista com o Osvaldo Marcineiro, algo que muita gente espera há 29 anos. O relato é inédito, muito bonito e emocionante”, avalia Aly Muritiba, diretor da série. “Ele nunca assumiu o nome dele nas redes sociais, nesses anos todos usou um pseudônimo. O Osvaldo tinha um bloqueio e diz que, com a série, surgiram pessoas boas no mundo, que se solidarizaram com ele”, completa Michelle Chevrand, diretora da série ao lado de Aly, que revela que outro depoimento emocionante é o do filho de Osvaldo.

O sétimo episódio de O Caso Evandro estreou no início de junho provocando grande comoção e inúmeras reviravoltas, incluindo o procedimento de abertura de um processo contra o Estado do Paraná por crimes contra a humanidade, promovido pelo advogado de defesa Antonio Figueiredo Basto. Além de Basto, alguns personagens já conhecidos na trama voltam a ser entrevistados, casos de Beatriz e Celina Abagge. Outra grande novidade fica por conta da participação de Alex Rosa, uma das crianças desaparecidas nos anos 90 que se reconheceu na série e procurou Ivan Mizanzuk para dar o seu relato. “O Alex não era um caso em aberto. Ele sumiu em dezembro de 1991 e voltou para casa em outubro de 1992. O caso dele foi solucionado, o sequestrador não foi pego na época, mas foi preso depois. O que eu achei mais surpreendente dessa história foi quando ele veio falar comigo e começou a me contar tudo. Repassei essas informações à delegada do SICRIDE, Delegacia de Crianças Aparecidas de Curitiba.  Lá, eles tinham detalhes que podem ajudar a jogar uma luz sobre outros casos da época, não o caso Leandro Bossi, tampouco o caso de Evandro, mas o de outras famílias que passaram por situações semelhantes”, explica Mizanzuk. Outra entrevista inédita é a de Roberto Requião, governador do Paraná na época do crime envolvendo o menino Evandro, que, pela primeira vez, aceitou falar sobre o caso para os produtores da série e do podcast.

O Caso Evandro

Em 1992, o desaparecimento e a morte de um menino de seis anos, Evandro Caetano, em uma pequena cidade do litoral do Paraná, chamada Guaratuba, chocaram o país. Não só pela brutalidade com que foi assassinado, mas pelos desdobramentos políticos e judiciários do caso. Apesar de ser um episódio conhecido do grande público, o Caso Evandro ganhou novos rumos de investigação a partir da apuração de Ivan Mizanzuk, que construiu, a partir dessa história, a temporada de maior sucesso do podcast Projeto Humanos. Em maio, o caso narrado em mais de 30 episódios e mais de 40 horas de áudio por Ivan ganhou sua versão em vídeo neste ano com a série documental O Caso Evandro no Globoplay, a primeira adaptação do gênero do Brasil.  A produção da série, realizada pela produtora Glaz e gravada no início de 2020 sob a direção geral de Aly Muritiba, que divide a direção com Michelle Chevrand, tem roteiro assinado por Angelo Defanti, Arthur Warren, Ludmila Naves e Tainá Muhringer e contou com a participação do próprio Ivan Mizanzuk na frente e atrás das câmeras. Com oito episódios publicados – sendo que um deles já era de conteúdo extra, focado no caso do menino Leandro Bossi -, O Caso Evandro acaba de ganhar um novo episódio extra disponível a partir da última quinta-feira (8).

Leia mais