Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
PRATO FEITO BRASIL

Rita Lobo estreia escondida na Globo e apostando em histórias emocionantes

Foto da apresentadora Rita Lobo
Rita Lobo estreia em novembro na Globo (foto: Divulgação/TV Globo)

A estreia de Rita Lobo na Globo, depois de 11 anos no Cozinha Prática do GNT, não será tão grandiosa como esperado. A apresentadora irá comandar o Prato Feito Brasil, uma série documental sobre os pratos típicos de diferentes localidades do país, que será exibida a partir de novembro em um horário ingrato e quase escondido na programação. Com apenas quatro episódios, a estreia de Prato Feito Brasil está marcada para o dia 24 de novembro, com o último episódio em 15 de dezembro, sempre às sextas-feiras, após o Globo Repórter, na faixa da 0h, antes do Jornal da Globo.

O formato do programa se baseia em uma viagem de Rita por uma região do Brasil em busca de histórias emocionantes que tenham relação com pratos típicos, que serão o foco de cada episódio. Internamente, a apresentadora é vista como uma possível sucessora de Ana Maria Braga nas manhãs da rede, e este seria um dos motivos de sua migração para o canal aberto. No plano comercial, ao qual o TV Pop teve acesso, a emissora destaca Rita Lobo como inteligente, especialista, charmosa, bem-sucedida e bonita, além de enfatizar seu estilo de vida, com características que lembram a veterana, como elegante, sofisticada, madura, trabalhadora e bem-informada.

Para o Prato Feito Brasil, a líder de audiência promete conectar a brasilidade através da gastronomia popular e contar histórias emocionantes sobre pessoas e sua relação com a comida. Em cada episódio, Rita conversará com uma pessoa que tenha uma memória afetiva ligada a algum prato, seja porque ela o preparava ou alguém próximo cozinhava, despertando lembranças. E é por meio dessas histórias que a apresentadora seguirá sua viagem e iniciará o preparo do prato, ouvindo detalhes sobre as histórias e emoções do personagem que ela conheceu na primeira parada do programa, onde ela busca um local que venda comidas frescas, como mercados centrais ou feiras.

Durante a preparação da receita principal, que é o ponto alto do programa, a apresentadora ainda acompanhará, ajudará e fará parte da movimentação na casa e dos afazeres em torno do almoço, podendo compartilhar conhecimentos adquiridos durante as viagens. Para finalizar o programa, com o almoço pronto, Rita Lobo se sentará à mesa para experimentar o prato típico e, mais uma vez, ouvirá as histórias por trás do prato em busca de novamente emocionar o telespectador.

Para dosar as emoções e tentar trazer dinamismo para o formato, serão exibidas dicas em formato de reels, formato popular de vídeos curtos nas redes sociais, serão exibidas durante o programa. Neste momento serão exibidas como dicas populares e de profissionais sobre como preparar pratos básicos, como arroz ou congelar feijão, por exemplo.

Leia mais