Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
ESTREIA EM JANEIRO

Renascer vai falar sobre trabalhadores em situação análoga à escravidão

Humberto Carrão como o protagonista José Inocêncio na primeira fase da novela Renascer. Ele aparece com uma enxada no ombro
Humberto Carrão como o protagonista José Inocêncio na primeira fase da novela Renascer (foto: Globo/Fábio Rocha)

Próxima novela das 21h da Globo, a nova versão de Renascer vai discutir situações de trabalho análogos à escravidão. Com estreia prevista para janeiro de 2024, substituindo Terra e Paixão, a trama será atualizada pelo autor Bruno Luperi para temas atuais. O folhetim é uma adaptação baseada na produção de 1993 que foi escrita por Benedito Ruy Barbosa, seu avô. O assunto será tratado pelo vilão, o coronel Teodoro, vivido por Vladimir Brichta.

As informações são do site F5, da Folha de S.Paulo. Segundo a reportagem, Luperi decidiu falar sobre o tema após o aumento de casos desse tipo de trabalho envolvendo grandes empresas e latifúndios. Na trama, Teodoro vai maltratar funcionários e cobrar pela permanência de trabalho deles. Além disso, o homem colocará seus colaboradores em situação de risco nos alojamentos. O coronel será denunciado responderá pelos crimes na polícia.

+ Record surpreende e coloca filhas de Silvio Santos para duelo na audiência
+ Ex-atriz do SBT toma decisão drástica e retoma para o Brasil com planos de atuar

Outra mudança na história da novela Renascer é a troca de religião do padre Lívio, que no remake será um pastor evangélico. A troca não foi um pedido de Amauri Soares, diretor da TV Globo e dos Estúdios Globo. A ideia da adaptação também partiu de Luperi. O setor de pesquisas de comportamento do consumidor e de mercado da emissora entregou ao autor levantamentos do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) que concluíram que os evangélicos vão ser maioria no Brasil até o fim da década.

A decisão de colocar um pastor é uma tentativa da Globo de se aproximar desse grupo religioso. Uma vez que há dois padres na novela Renascer, Luperi decidiu mudar um deles para pastor. Na trama exibida originalmente pela Globo em 1993, Lívio se envolve em um triângulo amoroso com Joaninha (Tereza Seiblitz) e Tião Galinha (Osmar Prado), personagens que serão interpretados agora pelos atores Alice Carvalho e Irandhir Santos. O representante católico da substituta de Terra e Paixão será padre Santo, vivido por Chico Diaz.

Leia mais