Encerrada nesta quinta-feira (23), a terceira temporada do reality gastronômico Mestre do Sabor foi a que registrou menor audiência até agora. Os 12 episódios do terceiro ano do programa apresentado por Claude Troisgros, Batista e Monique Alfradique fechou com média de 16,3 pontos. A segunda temporada, de 2020, com 13 programas, teve o melhor resultado e fechou com 18,2 pontos de média. A primeira temporada, transmitida em 2019, anotou 17,7 de média.
Apesar do recorde negativo na audiência da temporada, o último episódio de Mestre do Sabor garantiu a liderança isolada de audiência à Globo. No ar entre 22h33 e 00h01, a atração marcou 16,4 pontos de média e participação de 30%. No mesmo horário, a Record ficou em segundo lugar com 8,0 pontos. O SBT anotou média de 6,4 pontos. Os dados de audiência são consolidados e cada ponto representa 76.577 domicílios e 205.377 indivíduos na região metropolitana de São Paulo.
Com sotaque carioca marcante, Rodrigo Guimarães deu o primeiro título do Mestre do Sabor ao Rio de Janeiro. Aos 36 anos, ele já trabalhou em restaurantes premiados mundialmente e desenvolveu uma parceria de longa data com Felipe Bronze, um dos chefs mais conhecidos do país. Atualmente, dedica-se ao seu próprio negócio, o delivery Chef at Home, e quer, com o prêmio de R$ 250 mil que recebeu, abrir um restaurante.
Formato original da Globo, Mestre do Sabor tem direção artística de LP Simonetti e direção geral de Aída Silva. Sob o comando de Claude Troisgros, com Batista e Monique Alfradique, o programa conta com os mestres Kátia Barbosa, Leo Paixão e Rafa Costa e Silva no comando dos times. Na TV por assinatura, o programa final será exibido nesta sexta-feira, às 21h30, no GNT.