Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
ATOR DA GLOBO

Protagonista de Renascer, Marcos Palmeira reflete sobre idade: “Vaga de idoso”

Marcos Palmeira como o personagem José Inocêncio de Renascer em um pé de cacau
Marcos Palmeira como José Inocêncio na segunda fase de Renascer; ator desabafou sobre a idade (foto: Globo/Fábio Rocha)

Marcos Palmeira voltará às novelas da Globo como o protagonista José Inocêncio na fase definitiva do remake de Renascer, que estreia em janeiro no lugar de Terra e Paixão. Em entrevista, o ator que recentemente completou 60 anos disse que passou a enxergar a idade diferente após atingir a marca. O famoso relatou que tinha outro pensamento sobre o envelhecimento quando era mais jovem. Agora, ele diz que gosta de “aproveitar seus direitos”.

“Você passa a ser prioridade, né? Tem vaga de idoso… Eu fui viajar e entrei na fila de prioridade, e disseram que era só para quem tinha 60+. E eu disse: ‘mas eu tenho’. E a pessoa não acreditou. Eu, antes, via uns caras de 60 inteiros e pensava que ele não precisava estar ali, na frente de todo mundo na fila. Foi aí que me toquei que é um direito. O cara viveu 60 anos! Não que eu queira me dar bem. Mas hoje tenho outro entendimento”, analisou o contratado da Globo.

“Eu acho que, como ator, o nosso corpo é uma ferramenta. Não quero estar bonito, quero estar bem. Não fico atrás de uma estética de ser um homem de 60 com cara de 30. Jamais! O problema é que hoje, além dessa juventude, as pessoas têm que buscar os likes. Você tem que ter sei lá quantos mil seguidores e seguir um certo padrão. Não importa seu talento, mas quantas pessoas te seguem. Isso gera uma certa confusão”, acrescentou o artista que também protagonizou Pantanal (2022).

+ Ana Maria Braga interrompe programa e manda mensagem para Ana Hickmann
+ Globo escala Enrique Diaz para viver papel inédito em Renascer

Marcos Palmeira afirmou que o tempo o ajudou a deixar de lado algumas inseguranças. “A sensação é muito boa, chegar aos 60, ter meu pai com 85, minha mãe viva, eles firmes, com saúde. Olha que alegria. Eu me sinto muito bem, acho que é isso, o tempo, a experiência, a gente vai se livrando de algumas inseguranças, ganhando outras também, tudo faz parte. Espero viver essa década com muita saúde para chegar em outra década e ter qualidade de vida. Cheguei, me surpreendi comigo, não achei que tinha essa qualidade, achei que chegaria aos 60 meio gordão, com preguiça, mas não. Às vezes, encontro gente muito mais nova que está mais cansada. A gente tem que viver o hoje”, pontuou.

O ator reforçou que artistas da sua geração precisam de mais espaço no mercado. “Tem essa supervalorização de gente linda, esses filtros na internet… Mas existe uma bobagem da dramaturgia de perseguir a juventude, mesmo existindo personagens incríveis para serem contados com sessenta, setenta… Uma história de amor nessa idade é incrível de ver. Como é essa paixão? Mas a gente fica sempre amarrado àquela coisa da energia juvenil. É um privilégio eu ainda ter a oportunidade de fazer bons personagens”, disse ele.

“O Brasil demorou muito a valorizar a dramaturgia. Fui criado no audiovisual e ouvi muitas vezes ‘O roteiro não é muito bom, mas o diretor resolve na hora’. A gente demorou muito para olhar para o que estava sendo contado. Eu não acredito em uma história que não está bem escrita”, concluiu Marcos Palmeira. O famoso também tem no currículo novelas como Celebridade (2003), Belíssima (2005), Cama de Gato (2009), Velho Chico (2016), A Dona do Pedaço (2019), entre outras.

Leia mais