Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
REDE SIM

SBT se envolve em barraco judicial para tentar despejar afiliada rebelde

Silvio Santos levando choque durante edição do Jogo dos Pontinhos do Programa Silvio Santos
Silvio Santos levando choque durante o Programa Silvio Santos; nova afiliada do SBT no Espírito Santo tentou suspender contrato com a TV Tribuna (foto: Reprodução/SBT)

Nova afiliada do SBT no Espírito Santo, a Rede Sim entrou com um recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar avançar no processo que pede o reconhecimento do fim do contrato do canal de Silvio Santos com a TV Tribuna. De acordo com informações divulgadas nesta semana, a nova parceira do SBT pede a suspensão da decisão liminar da Justiça de Pernambuco que mantém o contrato entre a rede paulista e a atual afiliada.

Segundo detalhes divulgados pelo portal A Gazeta, a Rede Sim pediu uma solução para um conflito de competência para julgamento do caso na Justiça de São Paulo, uma vez que o acordo do SBT com a TV Tribuna foi assinado no Estado paulista. O contrato com a TV Tribuna está mantido por força de liminar desde 1º de julho. A decisão foi conseguida no âmbito do processo de recuperação judicial do Grupo João Santos, conglomerado de mídia dono da emissora, que corre no Tribunal de Justiça de Pernambuco.

+ Walcyr Carrasco defende direção da Globo e nega interferência em Terra e Paixão
+ Fátima Bernardes fala sobre o significado do The Voice Brasil em sua trajetória

No pedido à Justiça, a Rede Sim diz que assinou contrato como SBT em setembro deste ano e que existem juízos vinculados a tribunais estaduais distintos [São Paulo e Pernambuco] “que se julgam aptos a processar discussão jurídica sobre o encerramento – ou não – do vínculo contratual outrora estabelecido entre a SBT e a TV Tribuna, mantendo-se ativos os processos em curso, razão para o presente conflito de competência, a fim de que seja definido qual o competente para deliberar definitivamente sobre a matéria em questão”.

Em decisão publicada no dia 16 de novembro, o ministro Marco Aurélio Bellizze disse não conhecer conflito de competência no caso. Com isso, a TV Tribuna continuará transmitindo o sinal do SBT no Espírito Santo. O meritíssimo declarou que o contrato entre a emissora de Silvio Santos e a Rede Sim foi assinado três meses após a decisão liminar da Justiça de Pernambuco. Ele ainda afirma que o acordo firmado deixa evidente a situação do contexto do rompimento do contrato com a antiga afiliada.

O ministro também pontuou que no documento a nova afiliada assume os riscos dos valores gastos por investimentos ou estudos feitos. “Se a nova emissora afiliada realizou algum dispêndio de valor em razão desse contrato, o fez por sua conta e risco, assumindo todos os ônus daí decorrentes, conforme expressa previsão contratual, nesse sentido, afigurando-se contraditório agora alegar prejuízo decorrente da não concessão do pedido liminar por esta relatoria”, escreveu o juiz na decisão.

Leia mais