Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
INTÉRPRETE DE RAQUEL

Helena Ranaldi se emociona ao rever imagens de violência doméstica na Globo

Helena Ranaldi durante participação no Encontro
Helena Ranaldi durante participação no Encontro; atriz se emocionou ao rever cenas fortes de violência doméstica na novela Mulheres Apaixonadas (foto: Reprodução/Globo)

A atriz Helena Ranaldi voltou à Globo nesta quinta-feira (30) após nove anos afastada das novelas. A intérprete de Raquel de Mulheres Apaixonadas (2003) chorou ao participar do programa Encontro com Patrícia Poeta e rever uma cena na qual a personagem sofre violência doméstica de Marcos (Dan Stulbach). No trecho do folhetim de Manoel Carlos, que termina a reprise nesta sexta (1º) no Vale a Pena Ver de Novo, o marido agride a mulher com uma raquete.

Na cena, o agressor arranca a toalha dela, deixando-a nua, derruba a professora na cama e a espanca. Helena Ranaldi virou o rosto e seus olhos encheram de lágrima no decorrer da exibição das fortes imagens. “Eu fiquei até emocionada, mesmo. A gente vai buscar a emoção de cada personagem, e essa emoção da violência. Esse lugar é muito difícil. Graças a Deus eu nunca passei por isso, mas, através da Raquel, eu vivenciei essa situação. É muito difícil, dentro da sua casa, um lugar que você precisa e merece acolhimento, de repente você ser agredida”, disse.

+ Lucas Souza se recusa a comentar acusação de Jojo Todynho sobre traição com homens
+ Globo aprova primeiros capítulos do remake de Vale Tudo, mas pede mudanças

Patrícia Poeta lembrou que na época da exibição original de Mulheres Apaixonadas o Brasil não tinha uma legislação para esse tipo de crime contra mulheres. A Lei Maria da Penha só foi criada em 2005, dois anos depois do término da novela. Helena Ranaldi destacou que a produção contribuiu na criação da lei. “Eu lembro que eu e o Dan fomos a Brasília e participamos dessa mudança. Então, eu acho que teve um papel social fundamental, importante, que infelizmente tem que ter continuidade através de outras produções, porque é um tema que é atual”, afirmou.

Helena Ranaldi recebeu uma mensagem do ator com quem contracenou em Mulheres Apaixonadas. “Eu lembro de uma cena no vestiário, acho que foi a primeira cena de raquete, de violência propriamente dita… A Helena ficou atrás de um armário, segurando uma almofada, e eu batia na almofada. Então o público não a via, mas ouvia sua reação. E eu lembro de dizer: ‘Segura essa almofada, porque eu vou com tudo’… Eu batia, ela gritava, e ficou uma cena forte e verdadeira”, disse o ator Dan Stulbach.

Leia mais