Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
TV SUCESSO

Em crescimento, Band tira afiliada da Record e deixa concorrente sem sinal em Goiás

Sabrina Souza no estúdio do Cidade Alerta Goiás, em afiliada que irá para a Band
Sabrina Souza é âncora do Cidade Alerta GO; telejornal será trocado por versão regional do Brasil Urgente (foto: Reprodução/TV Sucesso)

A Band está investindo pesado para ampliar a capilaridade de sua rede no próximo ano. Depois de ter conseguido tirar a principal afiliada da RedeTV! no país, a emissora anunciará nos próximos dias que irá deixar a Record sem sinal em boa parte do estado de Goiás. A rede fechou contrato com a TV Sucesso, atual parceira da concorrente, para ter a sua programação transmitida pelo canal a partir de 4 de março de 2024. A empresa local, atualmente focada apenas no interior, já tem concessão em Goiânia e está fazendo investimentos milionários para estrear na capital do estado.

TV Pop apurou que a Record foi pega de surpresa com a migração do Grupo Sucesso para a Band. A TV Sucesso era uma das principais afiliadas da emissora no país, responsável pela produção de quase sete horas de programação local de segunda a sexta-feira, e retransmitia o sinal da rede desde julho de 2012. Presente em mais de 20 cidades do interior goiano, o conglomerado também é dono da Sucesso FM, rede de rádios com abrangência nacional. Com a mudança, a Record ficará sem sinal em cidades importantes do estado, como Rio Verde, Itumbiara e Catalão.

Foto de Edson Oliveira, apresentador do Jornal da Sucesso
Jornal da Sucesso será mantido mesmo com troca de afiliação da Record para a Band (foto: Reprodução/TV Sucesso)

Para celebrar a nova afiliação, a TV Sucesso está construindo uma sede em Goiânia para servir como cabeça de rede das emissoras da empresa, e investiu ainda na compra de novos equipamentos para melhorar a qualidade de seu sinal no interior. Além disso, a emissora ampliará ainda mais seu espaço de programação local. A partir de março, o telespectador habituado a assistir o Balanço Geral Manhã e o Cidade Alerta GO passará a acompanhar atrações como Bora Goiás e Brasil Urgente Goiás. O Jornal da Sucesso, no horário nobre, será o único título mantido na nova fase.

Atual afiliada da Band, a TV Goiânia já foi comunicada da rescisão de seu contrato de parceria com o Grupo Bandeirantes, vigente há quase três décadas. A emissora, também responsável por uma retransmissora do SBT no interior de Minas Gerais, viu o seu relacionamento com o conglomerado ruir desde 2020, no início da pandemia. Na época, o canal suspendeu toda a sua produção local e passou a atuar como uma mera repetidora dos conteúdos nacionais da rede, inserindo apenas comerciais regionais. Desde então, a relação entre as duas empresas nunca mais foi a mesma.

TV Goiânia tentou forçar mudança de nome para segurar Band

Apesar da retomada dos produtos locais, a TV Goiânia passou a enfrentar outros problemas com o passar dos anos: a emissora tem dificuldades para conseguir ter regularidade em seus programas regionais, que entram e saem do ar sem aviso prévio aos telespectadores, e já chegou até a atrasar o salário de funcionários. Em outubro, o canal anunciou que mudaria de nome para Band Goiás, e foi impedida de fazer a mudança justamente porque a matriz já negociava a mudança de afiliação — e o consequente rompimento contratual com a atual parceira.

Além disso, a Band estava insatisfeita com repetidos episódios de insubordinação da TV Goiânia. Nas manhãs, por exemplo, a afiliada se recusa a exibir o programa da Igreja Unida Deus Proverá e retransmite um jornalístico produzido por uma rádio do conglomerado. A faixa da edição nacional do Jogo Aberto, das 11h às 12h, já chegou a ser comercializado para concessionários. Até mesmo o material enviado para os telejornais de rede nacional era avaliado como de baixa qualidade, fazendo com que os acontecimentos de Goiás ficassem praticamente excluídos do Jornal da Band.

Leia mais