Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
CADÊ OS PATROCÍNIOS?

Mesmo com melhor faturamento em dois anos, Globo sofre para vender no Carnaval

Foto de Milton Cunha, Karine Alves e Alex Escobar no Carnaval da Globo
Milton Cunha, Karine Alves e Alex Escobar farão cobertura do Carnaval 2024 (Foto: Manoella Mello/TV Globo)

A Globo teve o melhor ano em arrecadação financeira no Carnaval em dois anos, mas ainda assim a meta da emissora não foi atingida. A líder de audiência fez uma série de mudanças na transmissão de 2024, como a troca do Jornalismo para os setores de Esporte e Entretenimento no comando, entretanto, algumas cotas de patrocínios não foram vendidas. De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, a Brahma é a principal patrocinadora do Carnaval 2024 no canal e colocou dinheiro na exibição dos desfiles do grupo especial do Rio de Janeiro e de São Paulo na TV aberta e também na transmissão dos desfiles das campeãs no Multishow.

A Brahma também investiu em publicidade no Glô na Rua, comandado neste ano por Rita Batista, que mostra a folia pelas ruas do Brasil. A emissora tem dado atenção aos blocos que tomam conta das ruas e avenidas durante o período do Carnaval. A cervejaria investiu nada menos que R$ 35 milhões no pacote comercial de publicidade, garantindo assim o patrocínio master. A casa de apostas Pixbet investiu R$ 23,8 milhões para a transmissão dos desfiles e o Guaraná Antártica, que investiu no Glô na Rua, pagou R$ 11,2 milhões. Para afiliadas, cerca de 16 marcas investiram em patrocínio, como o Bradesco.

+ Erick Brêtas deixa a Globo; Globoplay é entregue para diretor especializado em finanças
+ Terror da Record, Domingo Legal vira programa de auditório mais sintonizado do SBT

Apesar dos altos valores pagos pelas empresas, a Globo só vendeu dois dos quatro espaços disponíveis para patrocínios no Carnaval. A ausência de investidores prejudica diretamente as agremiações de São Paulo e do Rio de Janeiro, que possuem na transmissão da TV suas principais fontes de renda. A emissora paga um valor pelo que consegue vender no mercado publicitário, por isso, se não há muitos investidores, há pouco dinheiro para as escolas de samba.

Depois dos desastres das coberturas com jornalistas de noticiários nos últimos anos, a Globo escalou três nomes que transitam entre o Esporte e o Entretenimento para 2024. Alex Escobar, Karine Alves e Milton Cunha ficarão à frente das transmissões. A líder de audiência exibirá os desfiles de São Paulo nos dias 9 e 10 de fevereiro, e nos dias 11 e 12, os do Rio de Janeiro.

Leia mais