Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
CARNAVAL PIRATA

Em novo surto, Silvio Santos peita Globo e acaba derrubando ibope do SBT em 26%

Foto de Silvio Santos em transmissão pirata do SBT
Silvio Santos ordenou transmissão pirata da Globo no horário nobre do SBT (foto: Reprodução/SBT)

Depois de meses sem tirar o sono dos executivos do SBT, Silvio Santos decidiu lembrar que é dono de uma emissora de televisão. Em um surto pouco usual, o empresário ordenou que o telejornal SBT Brasil fosse encerrado antes da metade de sua exibição neste sábado (17) para que o canal reapresentasse um desfile de Carnaval protagonizado por ele há mais de duas décadas. O material que foi exibido já fazia parte do acervo de canal, apesar das tarjas apontando a origem da filmagem como “imagens da internet”, já que a Globo é a detentora dos direitos de transmissão do evento.

A transmissão pirata do evento narrado por Gloria Maria (1949-2023) e Cléber Machado fez um estrago nos índices de audiência da emissora. De acordo com os dados prévios de ibope da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, o desfile da Tradição marcou média de 2,5 pontos das 20h30 às 21h35, e por pouco não deixou o SBT na quarta colocação em uma faixa horária habitualmente detentora do terceiro lugar absoluto. A Band, com o Programa do João, pontuou 2,2 enquanto a concorrente exibia clandestinamente o Carnaval de 2001.

Distantes da disputa pela medalha de bronze, surgiram a Globo (22,7 com Jornal Nacional e os primeiros minutos de Renascer) e a Record, vice-líder entre as TVs abertas com o Jornal da Record e a segunda edição do Cidade Alerta, com 5,8. Somados, os canais da televisão por assinatura também ficaram a frente do mais novo capricho do homem do Baú, com 3,9 pontos de média. O pico de ibope da transmissão carnavalesca do SBT foi justamente em seu primeiro minuto, às 20h30, na transição do SBT Brasil para o desfile carioca — neste momento, a emissora anotava 3,3 pontos.

Exibido praticamente na íntegra, com direito à imagens de seios e nádegas sem nenhum desfoque, a apresentação histórica da Tradição chegou a ficar um bom tempo atrás da Band: com o filho de Faustão, a emissora do Morumbi ficou 12 minutos não consecutivos na terceira colocação, com pico de 2,6 às 21h05. Na Grande São Paulo, cada ponto simboliza a sintonia de 73.280 domicílios e 191.480 indivíduos. O TV Pop apresentará os dados consolidados de audiência da transmissão clandestina do SBT e dos demais programas do final de semana no início da tarde de segunda (19).

Foto de Gloria Maria e Cleber Machado em transmissão pirata do SBT
Gloria Maria e Cléber Machado surgiram em transmissão pirata do SBT (foto: Reprodução/SBT)

SBT não se manifesta sobre exibição pirata do Carnaval

Insistentemente procurada pela na noite deste sábado, a assessoria de imprensa da emissora de Silvio Santos não retornou aos pedidos de posicionamento da reportagem. O TV Pop apurou que a exibição clandestina do desfile em homanagem ao homem do Baú sequer foi comunicada para boa parte dos executivos do canal, que descobriram a transmissão apenas quando ela já estava no ar. A ordem, evidentemente, partiu do proprietário da empresa. Ele ligou para Rafael Larena, seu assessor, que se encarregou de avisar aos plantonistas do centro exibidor sobre a alteração na grade.

A inserção da tarja “imagens da internet” em vários momentos durante a transmissão foi um pedido de Larena justamente para evitar possíveis problemas jurídicos com a Globo. Mesmo com boa relação com a líder de audiência, o SBT não pediu a cessão dos direitos de imagem do Carnaval de 2001 em momento algum. O conteúdo, assim como outras homenagens feitas para Silvio Santos ao longo dos últimos anos, faz parte do acervo da rede, que historicamente monitora e armazena todos os conteúdos envolvendo o seu proprietário.

Leia mais